Sindicatos de São Paulo realizam 42° Seminário Estadual de Trabalhadoras Domésticas

publicado no dia 27 de janeiro de 2020

Nos dias 25 e 26 de janeiro foi realizado o 42° Seminário Estadual de Trabalhadoras Domésticas do Estado de São Paulo. O evento, realizado no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/ CUT), teve como tema “Resistir e Avançar”. O evento conta com a parceria com o Sodalirity Center AFL-CIO.

A mesa de abertura foi composta por Ana Semião de Lima, primeira presidenta da FENATRAD, Silvia Maria da Silva Santos, presidenta do Sindicato das Domésticas de São Paulo e Antônio Carlos Filho, vice-presidente da Contracs/CUT, que saudaram os presentes e ressaltaram as dificuldades e desafios que a classe trabalhadora enfrenta neste momento de ataques promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro e a necessidade de união das classes populares na resistência e no fortalecimento da organização sindical e popular.

A primeira atividade do evento foi a realização da mesa de debate sobre a Conjuntura Nacional e Internacional que foi coordenada por Ana Semião e contou com a participação de Antônio Carlos Filho, Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, Jean Mayer, sociólogo e professor da Universidade de Concórdia – Montreal/Canadá e Aparecida Marcondes de Oliveira, dos Sindicato das Domésticas de Campinas. A mesa também contou com a assessoria de Ruy Freitas, assessor político da Contracs/CUT.

Na sequência das atividades foi realizado o debate e roda de conversa sobre Saúde e Segurança da Trabalhadora Doméstica, com a participação de Rosa Maria Mota, do Sindicato das Domésticas de Franca e da psicóloga Mônica Gurjão.

Pela tarde, houve o debate sobre Reforma Trabalhista e Reforma Sindical, com a colaboração de Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, Jana Silverman, diretora de programas do Solidarity Center AFL-CIO e José Silvestre Prado de Oliveira, Coordenador de Relações Sindicais do DIEESE.  A mesa foi coordenada por Regina Teodoro, do Sindicato das Domésticas de Campinas.

Os trabalhos do dia foram encerrados com a realização do painel sobre Reestruturação dos Sindicatos, como manter os sindicatos financeiramente e politicamente, com a participação de Fabiano Bomfim, Contador, Silvia Maria da Silva Santos, do Sindicato das Doméstica de São Paulo e Eliete Ferreira Da Silva.

Participaram do seminário os sindicatos do município de São Paulo, Franca, Campinas e Piracicaba e Cleide Pinto, diretora da FENTRAD e presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu/RJ, dentre outros.

“O seminário foi muito importante, pois tratamos da questão das negociações coletivas. A proposta foi a federação assinar as convenções coletivas abrangendo todo o estado de São Paulo. Iremos consultar a nossa assessora jurídica, dra. Milena Calazans, para ver se essa possibilidade é factível”, frisou Luiza Batista.

Com informações da Contracs/CUT

Compartilhe esta notícia: