A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoveu o curso de “Fortalecimento Politico das Mulheres”, entre os dias 1 e 4 de junho, no Instituto Cajamar, em São Paulo. Coordenado por Rosane Silva, secretária nacional da mulher trabalhadora (CUT), o curso está no quinto módulo e teve início em março do ano passado, sendo previsto o seu término em outubro deste ano. Participaram do curso movimentos sindicais, federações e sindicatos, inclusive, representado a categoria, se fez presente o Sindoméstico/BA, filiado à Federação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (FENATRAD).
O encontro nacional do projeto visa o fortalecimento político das mulheres para garantir e ampliar direitos, além de promover a igualdade no trabalho, promover a autonomia econômica, discussão de políticas públicas para as mulheres e socializar as mulheres nas áreas de saúde, metalurgia, rural, comércio e serviços, além da previdência, que também esteve em foco nesse quinto módulo do curso.
“Foi importante a participação do Sindoméstico/BA pois o curso abrange diversas situações importantes para as mulheres como a violência, o assédio moral no trabalho e a creche. Foi interessante para as mulheres criadas em centros urbanos conhecerem melhor sobre a realidade das mulheres que habitam os núcleos rurais. Ou seja, foi muito produtivo”, finalizou Cleusa Santos, diretora de comunicação e imprensa do Sindoméstico/BA.