Institucional

União para conquistar direitos

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) é uma associação formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa uma categoria formada por, aproximadamente, 7,2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

As organizações filiadas à federação estão presentes em 13 Estados brasileiros : Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Essa união entre as entidades é chamada de “organização de classe” . Essa organização é importante para que as mulheres e homens que desenvolvem trabalho doméstico tenham os mesmos direitos que outros trabalhadores: carteira assinada, férias remuneradas, FGTS, dentre outros.

Décadas de Lutas

Para chegar até esse momento em que o trabalho doméstico possui alguns direitos foi necessário percorrer um longo caminho.

Um marco dessa luta foi a fundação de uma associação das trabalhadoras domésticas em São Paulo.
A idéia partiu de uma trabalhadora doméstica chamada Laudelina Campos de Melo.

Laudelina criou a associação em 1936 e a partir daí muita coisa aconteceu. Um dos passos mais importantes foi a Lei 5.859 publicada em 1972. Essa lei reconheceu o trabalho doméstico como função, estabeleceu a assinatura da carteira profissional de quem desenvolve a profissão, além de outras conquistas.

Organização reforça a luta

Avanços como o direito a ter carteira de trabalho assinada alimentaram o desejo de mais conquistas. Em 1985 foi realizado em Recife um encontro onde as trabalhadoras domésticas decidiram criar um Conselho Nacional para reunir todos os sindicatos e associações que estavam batalhando pela mesma causa.

A organização em conselho aconteceu porque o trabalho doméstico ainda não era reconhecido como categoria profissional. Três anos depois o Brasil ganhou uma nova Constituição e essa conquista chegou, embora com limitações. Nem todos os direitos que as demais categorias possuem foram dados aos trabalhadores domésticos.

Por isso, a luta ainda continua e a organização é fundamental.

Você sabia?

As mulheres são maioria no trabalho doméstico. Por isso, a Fenatrad usa mais frequentemente o termo “trabalhadoras domésticas” em seus documentos e material informativo. A Fenatrad caminha ao lado de outros movimentos e instituições que defendem a igualdade dos direitos para as mulheres e combatem o preconceito contra elas.

A maioria das trabalhadoras e trabalhadores domésticos é formada por negras e negros. Daí que os sindicatos e as associações mantêm um diálogo muito forte com as organizações do movimento negro. Essas alianças são muito importantes para a troca de experiências e desenvolvimento de ações que ajudam todo mundo.

DIRETORIA FENATRAD/CNTD PARA 2021/2025

Luiza Batista Pereira – Coordenadora Geral / Recife – PE

Cleide Silva Pereira Pinto – Coordenadora de Atas / Nova Iguaçu – RJ

Francisco Xavier de Santana – Coordenador de Finanças / Salvador – BA

Lúcia Helena Conceição de Souza – Sec. de Articulação Regional / Volta Redonda – RJ

Diana Soliz Sori de Garcia– Sec. de Organização / São Paulo – SP

Chirlene dos Santos Brito – Sec. de Formação Sindical / Campina Grande – PB

Maria Isabel Castro Costa – Sec. Pol. para as Mulheres / São Luiz – MA

Creuza Maria Oliveira– Suplente / Salvador – BA

Aparecida Marcondes de Oliveira – Suplente / Campinas – SP

Rosa Maria Mota de Jesus – Suplente / Franca – SP

Quitéria da Silva Santos – Cons.Fiscal / Aracaju – SE

Maria Aparecida Marques Dantas – Cons.Fiscal / Aracaju-SE

Ernestina dos Santos Pereira – Cons. Fiscal/ Porto Alegre – RS

Maria José da Silva – Suplente / São Luis – MA

Equipe técnica: Dra Louisa Acciari – Coordenadora de Projetos

Compartilhe esta notícia: