Saúde no Trabalho Doméstico

1. Ter horário fixo e tarefas definidas é importante para você não trabalhar mais do que deveria. Combine com sua patroa/seu patrão uma hora para chegar, para descansar e para sair. Combine também quais suas tarefas e o seu salário.

2. Lavar o piso, principalmente de banheiros, pode causar quedas e escorregões. Use sempre calçados que não escorregam.

3. Levantar objetos pesados e grandes podem causar dor nas costas e quedas. Não é bom dobrar as costas para pegar o objeto, é melhor dobrar as pernas. Tire as coisas do caminho para não bater ou tropeçar.

4. Lavar a parte de fora da janela de lugares altos pode causar acidentes e morte. Não suba nem se pendure nas janelas. Existem limpadores feitos para isso que você pode pedir aos seus patrões.

5. Cuidado ao mexer em xixi, cocô e sangue de pessoas ou animais, porque podem causar doenças. Use máscaras, luvas e não toque no rosto na hora da limpeza.

6. Existem produtos feitos para a limpeza de casas, como água sanitária, detergente, sabão em pó e outros. Cloro, ácidos e outros produtos mais fortes não devem ser usados no trabalho doméstico, eles podem causar alergias, queimaduras e problemas respiratórios. Na sua rotina de trabalho, use máscaras, luvas e avental para sua proteção.

7. Cortes, choques, queimaduras e quedas são acidentes de trabalho e você tem direito a alguns dias para se recuperar. Faça a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) para receber seguro saúde e/ou seguro doença. Você pode fazer pelo eSocial.

8. Sentir dor não é normal. Passar muito tempo fazendo a mesma coisa, ficar numa posição desconfortável e trabalhar sem descanso pode causar dor. Peça aos seus patrões objetos que podem te ajudar, como esfregão, aspirador de pó e máquina de lavar. Procure um médico se sentir dor forte ou por muito tempo. 

9. Trabalhar demais causa problemas de saúde no corpo e no psicológico. Preste atenção no seu corpo e seus sentimentos. Você pode ficar nervosa sem entender o motivo, não conseguir dormir, ficar sem fome ou com muita fome, ter dores de cabeça. Sugira mudanças na rotina para você se sentir melhor.

10. Cuidar de você mesma é importante na correria do dia a dia. Tente dormir bem, beber bastante água e não comer muita besteira. Faça seus exames todo ano. Eles podem prevenir câncer de mama e de útero e salva vidas.

11. Você tem direito de ser tratada bem pelos patrões. Denuncie se eles não cumprirem os acordos ou tratar você com grosserias, xingamentos, machucar você, porque isso é crime. Saiba mais nos links úteis em nosso site.

Compartilhe esta notícia: