Emissão de guia no eSocial é normalizada dentro do prazo

São duas guias diferentes neste mês: uma para pagar os tributos referentes ao 13º, que deve ser encerrada primeiro, e outra para o salário de dezembro

Venceu hoje o prazo para o pagamento das guias do 13º salário e de dezembro do Simples Doméstico. O portal do eSocial teve problemas desde a última terça-feira, e nesta quarta, por volta de 19h45, segundo a Receita Federal, o sistema já estava normalizado. Cerca de 3.400 pessoas tiveram problemas ao emitir as guias referentes ao 13ºno dia 1º de janeiro de 2016.

Empregadores reclamaram que, no campo para a impressão, a única opção era para quitar os tributos referentes a 2016, e não os de 2015. Quando o usuário optava por gerar a guia dos impostos relativos ao último mês de 2015, uma mensagem informava que a folha de dezembro “só poderá ser editada após o encerramento da folha do 13°”.

São duas guias diferentes neste mês: uma para pagar os tributos referentes ao 13º, que deve ser encerrada primeiro, e outra para o salário de dezembro. Seguindo essa ordem, portanto, o erro também impedia o recolhimento dos impostos referentes ao mês passado.

O problema, que atingiu contribuintes que tentaram pagar o 13º no dia 1º de janeiro, e voltou a ocorrer na terça-feira, foi em um dos 40 servidores que atendem ao eSocial. Não foi detalhado, porém, que tipo de problema houve no servidor.

A comissária de bordo Creide Pelegrini, 38, acessou o eSocial na última segunda-feira e não teve dificuldades em emitir as duas guias. O problema foi outro. Ela ficou com dúvida sobre o valor e não teve a quem recorrer. “Ninguém informa nada. No site não tem um e-mail, um telefone, nenhum canal de contato para que se possa sanar as dúvidas”, reclama. Na dúvida, ela pagou R$ 260, mesmo achando que o valor deveria ser R$ 252. “Acho que o encargo sobre o 13º foi cobrado duas vezes, mas preferi pagar”, acrescentou. A Receita explica que os canais de comunicação e dúvidas “são os dos órgãos participantes”.

Com informações do Jornal O Tempo

Compartilhe esta notícia: