Creuza Oliveira, presidenta da FENATRAD, é convidada a participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Símbolo nacional de luta das trabalhadoras domésticas, Creuza participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, apelidado de “Conselhão”, que reuniu 90 integrantes como empresários, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e sociedade civil.

Criado no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Conselho é presidido pela Presidenta da República Dilma Rousseff e teve como tema em 2016 “Caminhos para a retomada do desenvolvimento sem inflação e com crescimento sustentável” e o objetivo do encontro é “repactuar o diálogo” entre o poder público, empresas e a sociedade como um todo.

O Planalto convocou a reunião do último dia 28 de janeiro e já planeja outro encontro para maio deste ano. A convocação pela presidente da reunião do “Conselhão” faz parte da estratégia do governo para encontrar alternativas à crise que afeta o país.

Notável

Conforme a Casa Civil, Creuza Oliveira é vista como uma pessoa notável, com importante papel na sociedade, que exerce função de liderança em sua classe e que pode contribuir com boas propostas no conselho. Por meio da assessoria, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou que ela pode contribuir com o debate, no âmbito do “Conselhão”, sobre as políticas públicas que precisam ser desenvolvidas pelo governo federal.

Além de debater propostas para a retomada da economia, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) também dará voz a pessoas notáveis, que exerçam função de liderança em sua classe e que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas.

O governo convidou, pela primeira vez, uma representante das empregadas domésticas para integrar o grupo. A representante é a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Oliveira, que participou na última quinta-feira (28) da primeira reunião do Conselhão, no Palácio do Planalto.

“Participar de um conselho desse, opinando, contribuindo para o governo, é muito gratificante e importante pra nossa luta. O governo está se abrindo para dialogar, pra ouvir a sociedade, isso é muito importante. Também poder opinar, isso é muito bom”, avaliou em entrevista ao Blog do Planalto.

Consciente do momento de dificuldade econômica no País, a representante ressaltou a importância de toda a sociedade se unir para superar os desafios.

“Se os nossos patrões não têm trabalho, acontece o desemprego para a nossa categoria. E, aí, a sociedade tem que estar unida, porque não e só um grupo que sofre com o desemprego ou com a falta de crescimento econômico, mas toda a sociedade é prejudicada, em especial a população mais pobre.”

A representante ainda destacou que sua atuação no conselho irá além de questões trabalhistas.

“Temos várias questões da categoria, que não e só de direito trabalhista, mas também de saúde, educação, da violência, moradia, como toda classe trabalhadora tem necessidade de políticas públicas”, ressaltou.

Com informações do Portal G1 e Blog do Planalto

Veja vídeo:

Compartilhe esta notícia: