Nota de pesar pelo falecimento de Luiza Bairros

“Ela contribuiu muito na luta das trabalhadoras domésticas no Brasil. Teve grande atuação no Movimento Negro, foi grande defensora dos direitos das mulheres. Seu compromisso com os direitos humanos e igualdade a torna inesquecível para todos nós”.

650x375_sexo-negas-seppir-luiza-bairros-midia-racismo_1469634

Com a frase da presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos (FENATRAD), Creuza Oliveira, fica o pesar pela morte da ilustríssima Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Luiza faleceu na última terça (12), vítima de câncer no pulmão.

Luiza, que era doutora em sociologia (Universidade de Michigan – USA), foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e de gênero. Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ela se mudou para Salvador em 1979. Por aqui, atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU).

Trabalhou também em programas das Nações Unidas (ONU) contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia (Sepromi) e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014, durante o primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff.

Foto da capa: Fernando Vivas/Ag. A Tarde
Com informações do Jornal A Tarde

Compartilhe esta notícia: