20 de Novembro – Dia de luta contra o racismo

novembro-mes-da-consciencia-negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil em 20 de Novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. É considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e em diversos estados. Curiosamente, em Salvador, a chamada “Roma Negra”, não é feriado. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, assim como o racismo existente nos dias de hoje no Brasil e a falta de igualdade de oportunidades. Em Salvador, ocorre, tradicionalmente, nesta data, as caminhada da Consciência Negra, que envolvem milhares de pessoas e diversas representações do movimento negro e social.

Mobilização da categoria

Segundo Cleusa Santos, diretora de Imprensa do Sindoméstico /Ba, “passamos por um momento de retrocesso, principalmente para as classes trabalhadoras; o movimento de mulheres; juventudes; movimentos sociais e também o movimento negro. Diante disso, é importante estarmos nas ruas, mobilizados e atentos, pois direitos não se reduz; se amplia”. Sendo assim, a diretoria do Sindoméstico / Ba conclama as trabalhadoras domésticas a participarem das caminhada do Dia Nacional da Consciência Negra; em 20 de Novembro, a partir de 14 horas, no Campo Grande e no mesmo horário, no Curuzu (Liberdade).

Em Brasília estão marcados seminários, mostras de arte e cultura, além de exibição de documentários, discussões com a Ordem dos Advogados do Brasil sobre direitos humanos e desfile de beleza negra.

Em Santa Bárbara D’Oeste (SP), o destaque fica para a mostra “100% Negro”, na Estação Paulista. Na cpaital paulista haverá shows, exposições e programação especial no Museu Afro Brasil, além de muitas alternativas em outras cidades e capitais que celebram o dia.

Compartilhe esta notícia: