Entre os dias 30 de março e 01 de abril, Nova Iguaçu (RJ) recebeu o Seminário Estadual das Trabalhadoras Domésticas. Intitulado Seminário Trabalho Digno e Equidade de Direitos, foi desenvolvido pelo Sindoméstico Nova Iguaçu e Sindoméstico Volta Redonda a partir da conquista do Fundo Elas para tratar sobre empoderamento e intercambiar experiências com trabalhadoras domésticas de outros países.
Entre as atividades propostas, a Deputada Federal Benedita da Silva (PT) falou sobre o cenário político atual; já Creuza Oliveira, secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), tratou sobre a experiência sindical e duas trabalhadoras domésticas de Londres falaram sobre a greve na cidade inglesa. A ONG Criola realizou oficina de empoderamento e algumas oficinas para comunicação em público. Houve também uma oficina de fortalecimento e planejamento sindical com Marlene Miranda, secretária de mulheres da CUT Rio.
Para Creuza o seminário foi muito positivo: “A deputada Benedita fez grande análise de conjuntura, ressaltou os retrocessos e a importância dos movimentos sociais mobilizados para fazer valer a democracia”. Questões sobre violência também foram levantadas e a avaliação da deputada foi considerada positiva. Cleide Pinto, presidenta do Sindoméstico Nova Iguaçu, também ressaltou a importância da fala da deputada: “Muito conhecimento envolvido. Benedita sempre dá um banho de coerência”, disse.
A organização sindical e seus planos de ações estavam em pauta e tornou ainda mais proveitoso o Seminário, dada as experiências relatadas pelas participantes. “Não podemos dar nenhum passo atrás. Não vão calar os movimentos sociais”, finalizou Creuza.
Veja imagens: