No último dia 23 de setembro, domingo, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de São Paulo (STDMSP) recebeu o segundo Seminário de teste dos Módulos de Capacitação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.
São Paulo, onde foram reunidas 25 trabalhadoras domésticas, testou o Módulo 1 “Formação Política para Trabalhadoras Domésticas”, que propõe uma discussão sobre as discriminações de gênero, raça e classe, assim como uma apresentação da história do movimento e das funções do sindicato. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de colocar suas pautas para a próxima convenção coletiva, e definiram um plano de ação para que os direitos das trabalhadoras domésticas sejam respeitados.
Silvia Maria, Presidenta do Sindicato, afirmou que o seminário “permitiu informar e conscientizar novas trabalhadoras sobre seus direitos, e promoveu uma participação mais ativa no sindicato”. Diana Solis, diretora do Sindicato, de origem da Bolívia, também acrescentou a importância de informar e organizar as trabalhadoras imigrantes, que muitas vezes são exploradas por não conhecerem seus direitos no Brasil.