O Congresso Internacional dos Trabalhadores Domésticos elege seus líderes

ft2fith

Cidade do Cabo, África do Sul – Quando as canções de solidariedade surgiram do prédio histórico da justiça social da Cidade do Cabo , a Community House, a Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH) escolheu sua liderança para os próximos cinco anos. Myrtle Witbooi, Secretária Geral do Serviço Doméstico da África do Sul e da União dos Trabalhadores Aliados (SADSAWU), foi reeleito Presidente, sem discussão. Carmen Britez, Secretária de Atos e Organização da União dos Funcionários Auxiliares de Casas Particulares (UPACP) na Argentina, é a nova vice-presidente da FITH. Elizabeth Tang foi reeleita para o cargo de Secretária Geral e continuará a liderar o Secretariado da IDWF em Hong Kong.

A IDWF é uma federação global de trabalhadores domésticos, composta por 69 afiliados de 55 países, representando mais de 600.000 trabalhadores domésticos em todo o mundo.

Os cargos dos titulares de cargos foram escolhidos entre os membros do Comitê Executivo de 13 membros, criado no dia anterior. Dois membros de cada uma das seis regiões: África, Ásia, Europa, América Latina, Caribe e América do Norte foram eleitos para o Congresso e os candidatos não compareceram.

Inspirado pelas conquistas do país anfitrião em sua luta pela justiça social, esse grupo de trabalhadores domésticos e seus defensores de todo o mundo se reuniram para defender os direitos dos 70 milhões de trabalhadores domésticos em todo o mundo, a grande maioria dos quais são rotineiramente subestimados, desprotegidos pelas leis trabalhistas.

Como Myrtle Witbooi disse sobre sua reeleição bem sucedida. “Nós não estamos livres ainda. Com esta federação mundial de trabalhadores domésticos, faremos todos os governos do mundo a ratificar a Convenção Internacional 189 sobre trabalho digno para os trabalhadores domésticos e promulgar leis para proteger os seus direitos e dignidade.

Este Congresso Internacional de Trabalhadores Domésticos terminará amanhã, dia 19, com uma celebração sobre a inclusão dos trabalhadores domésticos no COIDA na África do Sul, o que lhes permitirá desfrutar de uma melhor proteção da saúde e segurança no trabalho.

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou ativamente do evento, inclusive com apresentação sobre a situação do Brasil.

 
Fonte_ http://idwfed.org/es

Compartilhe esta notícia: