A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) realizou dos dias 16 a 18 de dezembro, a reunião de direção para definir o planejamento de ações para 2019. O encontro aconteceu na Casa de Retiro Assunção, em Brasília. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizou seminário, onde apresentou os módulos de formação, com o objetivo de preparar as diretoras dos sindicatos de trabalhadoras domésticas com suas bases.
No segundo dia, 17 de dezembro, a direção participou de palestras realizadas pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico) e o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O IPEA firmou o compromisso com a Federação de realizar uma pesquisa com relação às trabalhadoras que estão registradas e as que não estão.
Nesta terça-feira, 18 de dezembro, foram discutidas as ações do planejamento de 2019. Ficou definido a realização de um seminário para o lançamento dos módulos da OIT, que provavelmente vai acontecer em Recife. Além disso, a Federação vai buscar novas parcerias para viabilizar a realização do XII Congresso Nacional Trabalhadoras Domésticas, em 2020, na cidade de Brasília.
A reunião foi concluída com palestras sobre a análise de conjuntura da luta das mulheres e dos movimentos sociais e sindicais. Participaram Carmem Foro, vice-presidente nacional da CUT, a companheira Jana, e a diretora da FENATRAD, Creuza Oliveira. “Falamos sobre importância dos movimentos sociais estarem a cada dia mais unidos e se fortalecendo, porque 2019, a conjuntura não vai ser nada boa, com esse novo governo”, concluiu Creuza.
A presidente da FENATRAD Luiza Pereira destacou a participação de Adriana Ramires, coordenadora da FIT (Federação Internacional de Trabalhadoras do Lar). “A sua participação foi muito importante para nós. A companheira acompanhou todos os dias do trabalho que realizamos. A FENATRAD se filiou à FIT. Nossa reunião reforçou a questão do trabalho de base e formação, visitas e intercâmbios para o próximo ano”, frisou.