A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou de um ato no último dia 24, em Olinda (Pernambuco), na frente da Vara da Justiça do Trabalho local. “Estamos lutando contra a extinção da Justiça do Trabalho, anunciada pelo novo governo. Afinal, trata-se de um órgão mediador dos direitos e deveres dos trabalhadores e dos patrões”, afirmou Luiza Batista, presidenta da federação.
De acordo com ela, “estamos há oitenta anos na luta pela dignidade e ampliação dos direitos das trabalhadoras domésticas e agora querem pulverizar nossas conquistas. Pois a Justiça do Trabalho é muito importante para a garantia dos nossos direitos, que foram conquistados e devem ser assegurados. Afinal, são baseados na legislação vigente”.
Em conjunto com a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a FENATRAD elaborou uma carta aberta à sociedade brasileira alertando sobre os prejuízos da extinção da Justiça do Trabalho. Essas entidades também estão participando dos atos em Pernambuco. Já aconteceu uma manifestação em Recife e ocorrerá outra em Jaboatão.