Uma delegação de dirigentes sindicais da categoria das trabalhadoras domésticas esteve presente, em Brasília, na abertura do 10° Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS), no último dia 25, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). Com 323 delegados inscritos de todo o país, a Contracs é a primeira entre as confederações cutistas a realizar o encontro nacional de suas bases; uma etapa que antecede ao congresso da CUT.
Criticada por todos os presentes, a Reforma da Previdência, do presidente Jair Bolsonaro, também foi tema para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, que apontou como o ataque à aposentadoria é a luta da vida do movimento sindical.
“O que elegeu o Bolsonaro foi seu compromisso em entregar a Previdência aos bancos. Mas nós conseguimos mostrar ao trabalhador que vai morrer sem se aposentar. Só que é preciso ir além, dizer que querem entregar a Previdência na mão dos banqueiros. Essa questão do estrangulamento financeiro que querem fazer aos sindicatos é pra obrigar o movimento sindical a aceitar o regime de capitalização. Isso não passa na CUT de maneira nenhuma. O enfrentamento que temos que fazer à Reforma é o enfrentamento das nossas vidas.”, avaliou.
FENATRAD no Congresso da CONTRACS
Com cartazes com os dizeres “Lula Nobel da Paz”, a delegação da FENATRAD, com dirigentes sindicais da categoria das trabalhadoras domésticas de diversos estados do país, participou ativamente do evento.
“A federação se articulou para ampliar a nossa participação na direção da CONTRACS, pois assim estamos mais fortes na representação da nossa valorosa categoria”, afirma Luiza Batista, presidenta da FENATRAD.
Sendo assim, foi ampliada a participação da FENATRAD na direção da CONTRACS. Até o momento, somente Luiza Batista representava a entidade na direção da Confederação. Agora, Eliete Ferreira da Silva, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas (SP), também integra a direção da CONTRACS. Além disso, a federação conseguiu mais uma vaga na Direção Executiva, “com voz e voto nas reuniões da CONTRACS”, comemorou Luiza Batista. Sendo assim, atualmente a FENATRAD aumentou de uma para três vagas a sua participação na direção da Confederação.
Creuza Oliveira, secretária-geral da FENATRAD, também prestigiou o evento, além de diversas outras lideranças da categoria das trabalhadoras domésticas.
Fonte: www.contracs.org.br