Luiza Batista, Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), participou de debate promovido pelo deputado federal, Fábio Félix, na Subcomissão Especial da Seguridade da Mulher, no dia 22 de maio, no Plenário 13 – Câmara dos Deputados, em Brasília. O tema do evento foi: Proteção Social e Mercado de Trabalho da Mulheres.
Na oportunidade, Luiza Batista criticou a proposta da Reforma para a Previdência que, segundo ela, agrava a precarização de direitos para as trabalhadoras domésticas e para toda classe trabalhadora, penalizando principalmente a situação das mulheres. “Temos mais de 60% de trabalhadoras domésticas na informalidade. As diaristas não podem ter contrato de trabalho de um dia, sendo que outras categorias gozam deste direito. Hoje os empregadores estão induzindo as trabalhadoras a fazer o MEI (Microempreendedor Individual), se livrando com isso da sua responsabilidade. Faço um apelo a união da classe trabalhadora para ir às ruas protestar nas próximas manifestações”, frisou.
Participaram do debate entidades como: AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras), ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho), MMC (Movimento de Mulheres Camponesas).