FENATRAD e Sindoméstico/Ba participam do Dia Nacional de Mobilização pela Educação

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/Ba) participaram do 2º Dia Nacional de Mobilização a favor da Educação, nesta quinta-feira (30), nas ruas do Centro de Salvador. Os protestos foram contra os cortes na educação pelo governo Bolsonaro, além das Reformas Trabalhistas e da Previdência. Os estudantes e trabalhadores defendem a não precarização.

No final do mês de abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% nos investimentos das universidades federais do país, com a desculpa de beneficiar financeiramente a educação básica. Mas os cortes vão além do ensino superior:

Segundo dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo (Siop), o valor do congelamento nos investimentos em todas as etapas da educação já passa dos R$7 bilhões. Na educação básica o valor chega a R$ 914 milhões.

De acordo com Francisco Xavier, diretor da FENATRAD, a categoria dos trabalhadores domésticos sofre muito com a negação dos direitos. “Nos encontramos ainda numa situação de invisibilidade. É a categoria com o maior índice de baixa escolaridade do Brasil. Isso tem facilitado a manipulação, nos impedindo de termos formação suficientes para conhecer e lutar pelos nossos direitos. Por tudo isso somos contrários aos cortes, estamos juntos com os professores e estudantes em defesa da educação”, concluiu.

 

WhatsApp Image 2019-05-30 at 18.42.51

Compartilhe esta notícia: