A secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Oliveira, participou nesta quarta-feira (03) de uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência, na Subcomissão Especial de Seguridade da Mulher, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência pública foi requerida pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).
“Precisamos lutar pelo retrocesso que esta Reforma da Previdência representa para a nossa categoria. É uma categoria que já está somente no âmbito privado, nunca teve sua organização sindical reconhecida, é muito explorada e começa a trabalhar muito cedo”, afirmou Creuza Oliveira.
Segundo ela, apesar da maioria ainda não ter carteira assinada, o sistema previdenciário atual é aquilo que garante o direito à aposentadoria daquelas que conseguem ter uma, mas a PEC praticamente impede isso. “Está ficando cada dia pior a nossa situação, por isso dizemos ‘não’ a essa proposta”, protestou.
Estiveram presentes também a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e organizações de mulheres, como Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu, Comissão da Mulher da CONTAG, Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação de Mulheres Negras (AMNB), Movimento Nacional de Mulheres Cegas, Marcha Mundial de Mulheres e o Sindicato das Professoras de Brasília (SINPRO-DF).