A presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, participou na terça-feira (09), de reunião com Carlos Silva, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), em Brasília. O objetivo do encontro foi encontrar uma maneira de fiscalizar o trabalho doméstico em todos os estados, como já vem acontecendo em Pernambuco.
Segundo Luiza Batista, “em Pernambuco é comum recebermos denúncias das trabalhadoras que afirmam que os patrões não assinam as carteiras de trabalho. Nesses casos, nós as encaminhamos para a Superintendência Regional do Trabalho e lá elas são atendidas pelas auditoras fiscais Alcelina Leal ou Felícia Mendonça. As auditoras pegam o endereço do empregador e enviam uma correspondência convidando-os para uma conversa com eles. Eles são orientados a não manter as trabalhadoras na informalidade e informam que estão descumprindo a lei. Não posso afirmar que todos os casos tiveram um desfecho positivo, mas na maioria sim”, explicou a presidenta.
Na oportunidade, Carlos Silva presenteou a FENATRAD com dois livros. Um sobre fotografia e outro sobre a Reforma Trabalhista na vida da classe trabalhadora. Eles foram doados ao acervo da Federação.