A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e demais sindicatos em diversos estados do Brasil participaram da 6ª Marcha das Margaridas que ocorreu nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. Desde às 5h, centenas de mulheres montaram acampamento no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, e marcharam 6 quilômetros em direção ao Congresso Nacional, em Brasília.
Com o lema: “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”, o evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).
Realizada de quatro em quatro anos, desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas de 2019 teve um número recorde. Reuniu cerca de 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas para reivindicar políticas públicas, garantias de direitos, além de as violações a esses direitos.
Na 6ª edição, a Marcha acontece em memória da sindicalista paraibana Margarida Maria Alves, assassinada há mais de 30 anos por sua luta em defesa das trabalhadoras rurais. Representantes de sindicatos das trabalhadoras domésticas estiverem presentes no evento somando força a luta que, de acordo com Chirlene dos Santos Brito diretora da FENATRAD e do sindicato do SINTRAD CG, “é de todas nós mulheres”, disse.
Estiveram presentes também diretoras da FENATRAD dos estados de Paraíba, Pernambuco Bahia, e São Paulo. São elas: Creuza de Oliveira (BAHIA); Lilian Santillo Mejos, doméstica migrante; Filipina e Estela Maria Parteli de Santana, associadas (São Paulo); Maria Thayane Gomes da Silva e Jennifer Michelle dos Santos Araújo (Paraíba); Ana Maria Correia do Nascimento, Iraci, índia Pancaru e Edilene Mendonça da Silva (Pernambuco).
Durante o evento, foram realizadas oficinas, rodas de conversas, palestras e protesto contra todas as formas de violência em que as mulheres são submetidas.
“Este evento é um marco para nós mulheres que lutam por melhores condições de trabalho e conquista de direitos. Para nós que combatemos todo tipo de preconceito e violência. É com muito orgulho que participamos da Marcha das Margaridas. Ato que representa a força da mulher trabalhadora brasileira”, frisou Luiza Batista, presidente da FENATRAD.