Conheça a história de Nair Jane de Castro Lima
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas está realizando uma série em homenagem aos grandes nomes representantes da categoria. São pessoas de alta relevância na história do movimento sindical das trabalhadoras domésticas.
A primeira a ser homenageada é Nair Jane de Castro Lima. Nascida no Rio de Janeiro, empregada doméstica desde os nove anos de idade, começou a lutar pela organização da categoria em 1970.
Elegeu-se presidente da Associação Profissional das Empregadas Domésticas em 1973, permanecendo à frente da entidade até 1977.
Foi a fundadora do Sindicato das Empregadas Domésticas do Município do Rio e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) em 1977.
Lutou pelos direitos das mulheres na constituinte de 1988 e participou em vários movimentos das mulheres negras e feministas em nível municipal, estadual e nacional.
Atualmente é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Nova Iguaçu.
Também participou da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Rio.
Além da atividade sindical, militou na defesa dos direitos da Terceira Idade. Foi conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, no Rio de Janeiro, e coordenadora do Fórum Permanente dos Direitos da Pessoa Idosa.
Recebeu o Diploma Bertha Lutz em 2003. O Diploma Bertha Lutz, também conhecido como Prêmio Bertha Lutz, foi instituído pelo Senado Federal do Brasil para agraciar mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. Homenageia a bióloga brasileira e líder feminista Bertha Lutz.
Em março deste ano, Nair Jane de Castro Lima foi uma das homenageadas na cerimônia de entrega do “Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”. O evento foi realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).