A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participou, dos dias 3 a 6 de outubro de 2019, do 2º Encontro do Curso de Liderança LUNA (Liderança, Unidade, Renovação e Amplificação) promovido pela Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITD), no Colégio Salesiano, em São Paulo.
O curso tem como objetivo fortalecer as trabalhadoras domésticas para apoiar novas lideranças e ampliar o movimento na América Latina. Foram apresentados os temas: formação técnica e política sobre planejamento de campanhas, as convenções da OIT e os processos institucionais de seguimento das normas internacionais.
O encontro contou também com uma mesa de troca de experiências com outros movimentos, com a presença de Regina Teodoro, das Promotoras Legais Populares (PLP) e militante do Sindoméstico de Campinas; Amanda Vilete Sotero, representante do coletivo de trabalhadores informais Jaciara e Lucineia Miranda de Freitas, representante do coletivo de gênero do MST.
As dirigentes da FENATRAD presentes no evento foram Cleide Silva Pereira Pinto, presidenta do Sindicato de Nova Iguaçu (RJ), Silvia Maria da Silva Santos, presidenta do Sindicato do município de São Paulo (SP), e Chirlene dos Santos Brito, diretora do Sindicato Estadual da Paraíba (PA).
No dia 03 de outubro, algumas participantes do evento, Carmen Cruz, representante da CONLACTRAHO; Carmen Britez, vice-presidenta da FITD; Andrea Morales, representante da FITD na América Latina, e Louisa Acciari, oficial de Programa América Latina da FITD e pós-doutorado em Sociologia na UFRJ foram convidadas por Silvia Maria da Silva Santos para participar do Programa WebRádio Migrante da igreja Missão Paz.
No último dia do encontro houve um bate papo sobre o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e a prisão política de Lula. Além de distribuição de camisas com o “Lula Livre”. Silvia Maria da Silva Santos encerrou as atividades entregando um caderno com a história das convenções coletivas assinadas no município de São Paulo para a categoria das trabalhadoras domésticas e as representantes da FITD e da CONLACTRAHO, com o intuito de que possa servir de inspiração para o futuro do movimento.