A aula inaugural do Programa Doméstica Cidadã ocorreu nesta quarta-feira (23), no Centro de Artesanato, em Recife (PE). Trata-se de uma parceria do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstico/PE); Secretaria Estadual da Mulher, Superintendência Regional do Trabalho e Sindicato dos Empregadores Domésticos de Pernambuco.
O programa oferta um curso de qualificação e formação cidadã voltado para as trabalhadoras domésticas do Estado. Ele surgiu a partir de recursos destinados pela vice-governadora Luciana Santos, quando então deputada federal, através de emenda parlamentar.
Foram oferecidas 120 vagas, divididas em quatro municípios: Recife, Paulista, Olinda e Camaragibe. Participaram da aula inaugural 80 trabalhadoras domésticas.
Luiza Batista afirmou que o trabalho doméstico é a base da organização da sociedade.
A sindicalista, em seu discurso, também abordou a importância das trabalhadoras domésticas buscarem qualificação. “E assim também conseguimos negociar melhores salários”, frisou. Luiza Batista também convidou todas a se sindicalizarem.
“Fiquei bastante emociona com a presença de todas as trabalhadoras domésticas que buscaram o curso. Vamos trabalhar e nos articular para conseguir emendas parlamentares e ampliar o número de vagas. Já temos uma enorme lista de espera”, concluiu Luiza Batista.
Estiveram presentes a vice-governadora Luciana Santos; a secretária Estadual de Mulheres Silvia Cordeiro; a secretária da mulher de Recife, Cida Pedrosa; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; a secretária de mulheres do município de Paulista, Bianca Pinho Alves; a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, e a vice-presidenta do Sindicato dos Empregadores Domésticos de Pernambuco, Eliane Macedo.