Os Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas dos municípios: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Petrópolis vão realizar nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Seminário Estadual Rumo à implementação da Convenção 189, para debater as condições de trabalho e direitos das trabalhadoras domésticas. O evento será na Rua Brasil, 412, Metrópole, Nova Iguaçu.
O Seminário vai abordar os seguintes temas: Direitos das diaristas, MEI (Microempreendedor Individual), Aposentadoria e violência no local de trabalho.
Interessadas devem fazer a inscrição através do telefone: (21) 2668-3077 (Nova Iguaçu)
Reunião de preparação
No dia 21 de outubro, foi realizada a 2ª reunião de preparação para o Seminário Estadual. As companheiras presentes decidiram convidar a participar do seminário deputados estaduais e federais.
“O objetivo é solicitar seus apoios na luta das trabalhadoras domésticas, assumindo o compromisso de levar as demandas da categoria para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados”, frisou Cleide Pinho, diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
“Precisamos lutar também pelo apoio no que tange à fiscalização das agências de emprego com relação à precarização do trabalho das trabalhadoras domésticas. As trabalhadoras domésticas precisam entender de que não devem fazer o MEI, pois quando são mandadas embora não tem direitos trabalhistas. E outra demanda é a legalização dos direitos das diaristas junto ao INSS, assim como a carteira assinada”, frisou.
Participaram da reunião, Jane Maria do Rosário Gomes de Sant´Ana, diretora da Contrasc; Yasmin Getirana Gonçalves Vicente, pesquisadora da UFRJ; Márcia Soares, representante da Themes; Irma Maria dos Santos, diretora dos sindicatos de Petrópolis (RJ), Maria Isabel e Noeli, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Rio de Janeiro; Ângela Maria e Lúcia Helena; do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Volta Redonda; Cleide Pinto, Maria de Lurdes Silva Pereira e Nair Jane de Castro Lima, diretoras do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu. Também marcou presença o advogado do sindicato de Nova Iguaçu, José Philo.