A diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Maria Oliveira participou de roda de conversa e lançamento do livro “Eu, empregada doméstica” da rapper paulista Preta Rara, no último sábado (26), às 16 h, no anfiteatro Mãe Stela de Oxóssi, na Casa Educar para Transformar (Fundação Hansen Bahia), espaço do Governo do Estado, na 9ª Feira Literária de Cachoeira – Flica 2019, na cidade de Cachoeira, Bahia.
A autora relatou a própria experiência como empregada doméstica durante nove anos, em Santos, no litoral paulista, onde nasceu. O livro reúne também relatos de outras trabalhadoras domésticas sobre situações humilhantes vivenciadas por elas no ambiente de trabalho.
“Eu, empregada doméstica”, traz relatos inclusive da mãe de Preta Rara que revelou vivências nunca partilhadas anteriormente, nem mesmo no ambiente familiar. Além da mãe, a avó de Preta Rara também foi trabalhadora doméstica.
O lançamento faz parte das ações da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM-BA). Participaram do evento a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeiras e a secretária Fabya Reis, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-Ba).

Na ocasião, Creuza Maria Oliveira fez um panorama da história de lutas das trabalhadoras domésticas no Brasil.

Fotos: Holanda Cavalcanti / ASCOM SPM