Lenira Maria de Carvalho, fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Região Metropolitana do Recife, recebeu o Título de Cidadã Pernambucana, quinta-feira (5), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A autora da proposição foi a deputada Teresa Leitão (PT).
Nascida em Porto Calvo (AL), Lenira Maria de Carvalho começou sua luta aos 14 anos. Sua trajetória envolveu participação na militância política, tendo feito parte da Juventude Operária Católica (JOC). Ela também integrou a diretoria da Associação de Domésticas do Recife, durante as décadas de 1970 e 1980, e o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Cidade do Recife, desde sua criação.
Durante a sua trajetória, ela esteve sempre interagindo e firmando parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) feministas.
Na década de 80, ela teve seu primeiro texto publicado, intitulado “Só a gente que vive é que sabe: depoimento de uma doméstica”. Ela é autora também do livro “A luta que me fez crescer”, que retrata os desafios das trabalhadoras domésticas.
“Por toda a luta e garantias conquistadas em prol da categoria das domésticas do Estado, a alagoana reúne todos os méritos para receber o Título de Cidadã de Pernambuco”, ressaltou o deputado João Paulo (PCdoB), que presidiu a solenidade.
Já Teresa Leitão destacou que Lenira é uma das sindicalistas mais respeitadas do estado, principalmente no movimento de mulheres. “Ela foi uma das responsáveis por trazer mais dignidade às trabalhadoras domésticas do Estado e do país e, por isso, merece todas as homenagens”, frisou.
Lenira Carvalho afirmou que sem a união de pessoas e entidades, as conquistas não teriam sido alcançadas. “Esta homenagem é um reconhecimento à luta de toda a categoria e me sinto muito feliz por ter trilhado esse caminho”, ressaltou.
“Esta homenagem é mais do que merecida, porque Lenira se dedicou a vida toda à luta. Abriu mão de formar uma família, porque abraçou uma família bem maior, que é a categoria das trabalhadoras domésticas. Sem ela com certeza a luta não teria tido a mesma força e o impulso que teve no estado de Pernambuco. Lenira foi uma das indicadas ao Prêmio Nobel da Paz, em 2006. Esse fato já nos orgulha muito. Lenira é uma pessoa iluminada”, disse Luiza Batista, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).