Sindicatos de trabalhadoras domésticas do Rio promovem Seminário “Trabalho Doméstico-Trabalho Decente”

Os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Petrópolis e Rio Centro) realizaram o Seminário Estadual Rio de Janeiro, dos dias 06 a 08 de dezembro, na sede do Sindoméstico de Nova Iguaçu. O evento contou com parceria da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), da FITD International Domestic Workers Federation, da CUT-RJ, da CONTRACS, da Solidarity Centre e Themis/CARE.

O tema central do evento foi ‘Trabalho doméstico, trabalho decente: DIREITOS iguais já! Rumo à Implementação da Convenção 189! O Seminário teve o objetivo de formar e informar as trabalhadoras domésticas sobre os seus direitos. Além de explicar o que é Convenção 189 e como ela se aplica no Brasil. Durante o evento, foi iniciada uma campanha estadual pela efetivação dos direitos e conscientização da categoria.

A Mesa de abertura do Seminário, no dia 06 de dezembro, contou com as participações de Luiza Batista, presidenta da FENATRAD, Cleide Pinto, presidenta do Sindoméstico Nova Iguaçu; Maria Izabel Monteiro Lourenço, presidenta do Sindoméstico Município do Rio de Janeiro; Lúcia Helena Conceição de Souza, presidenta do Sindoméstico Volta Redonda; Irma Aparecida Marins, presidenta do Sindoméstico de Petrópolis; Marcia Soares, advogada e sócia da Themis; Lígia Deslandes, representantes da CUT do Rio de Janeiro, Jane Maria do Rosário Gomes de Sant’Ana, representante da CONTRACS e Louisa Acciare, representante da FITH.

Participaram também do evento a deputada federal Benedita da Silva (PT), que assinou a carta de compromisso em apoio à campanha. Assinaram também Jane Maria do Rosário Gomes de Sant’Ana, representando a CONTRASC; Lígia Deslandes, representando da CUT/ Rio; e Márcia Soares, advogada e representante da Themis

No dia 07 de dezembro, foi realizado um debate sobre formação para comparar a situação das diaristas, MEIs e mensalistas e demostrar as faltas de direitos e perdas financeiras quando não se tem a carteira assinada. Além de uma aula de cálculo de uma diária justa e inscrição no INSS, ministradas por Zenilda Venerando (assessora Jurídica STD de São Paulo), e Sílvia Maria Silva Santos, presidenta do STD de São Paulo, Chirlene dos Santos Brito, conselheira fiscal da FENATRAD, e Lúcia Helena Conceição de Souza, presidenta do STD Volta Redonda.

Foi realizada também uma Oficina de autoestima e turbante com a psicóloga Gleicy de Oliveira Souza.

No dia 08 de dezembro, as companheiras Nair Jane e Noeli dos Santos, junto com a professora universitária Mary Castro, falaram sobre a história da luta pelos direitos em nível nacional e internacional. A atividade relembrou as grandes etapas na conquista dos direitos da categoria.

O seminário foi finalizado com Planejamento da campanha estadual.

“Obrigada a todas as companheiras que organizaram esse seminário, mais uma vez, aprendi muito e fiquei muito orgulhosa. É uma grande honra trabalhar para vocês e poder participar desses momentos”, disse Cleide Pinto.

“Foi um seminário muito importante para a nossa categoria, com troca de conhecimentos e experiências. Parabenizo a todas as companheiras que se dedicaram na realização do evento, que trabalharam muito para que tudo saísse da melhor maneira. Foram dias de muito aprendizado para todas nós”, concluiu Luiza Batista.

Estiveram presentes também as representantes da categoria Diana Soliz, Maria Izabel Monteiro Lourenço, Carli Maria Dos Santos Santos, Maria de Lourdes e Ângela.

Compartilhe esta notícia: