Publicado no dia 9 de março de 2020
O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Sergipe realizou, neste sábado (7), o 3 º Seminário Estadual sobre a implementação da Convenção 189, da OIT. O encontro teve o apoio da Federação Internacional das Trabalhadoras do Lar (FITH), da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e do Sindicato dos professores do Estado (SINTESE).
A mesa de abertura teve participação de Cleide Pinto (FENATRAD) e Louisa Acciari (FITH), que abordaram a Convenção 189.
Durante o evento, a assistente social Eliana Santana Paz Barreto homenageou a falecida companheira Sueli Maria de Fátima, ex-presidenta do sindicato.
Na segunda mesa, as companheiras Edna Soares Nobre, da Marcha Mundial das Mulheres, e Carolina Rejane Sousa Santos, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, discorreram sobre a questão do assédio e da violência contra a mulher.
Pela tarde, Quitéria da Silva Santos e Cleide Pinto ministraram uma formação sobre os direitos trabalhistas e previdenciários da categoria; a discriminação da diarista em relação à Convenção 189 na lei brasileira; e sore a questão do MEI.
Marcio Moedo, funcionário do INSS, complementou a formação explicando às participantes como pagar seu INSS como contribuinte individual.
O seminário reuniu 80 trabalhadoras domésticas do estado, além de parceiros.
O encontro foi encerrado com a assinatura da carta de compromisso pelos parceiros presentes: CUT, SINTESE, INSS, Marcha Mundial das Mulheres, deputada estadual Maria Mendonça, presidenta do PT Sergipe, e a vereadora Ivania Aparecida Ferreira.