FENATRAD lamenta morte de trabalhadora doméstica por suspeita de coronavírus

Publicada no dia 18 de março de 2020

A Federação das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) lamenta a morte da trabalhadora doméstica, de 63 anos, com suspeita de ter contraído o coronavírus da sua empregadora que veio da Itália, e testou positivo para Covid-19. O caso ocorreu na cidade Miguel Pereira, região serrana do Rio de Janeiro. A prefeitura da cidade informou a morte nesta terça-feira (17).

A FENATRAD faz um alerta a todos sobre os riscos que as trabalhadoras domésticas estão sujeitas diante desta epidemia do COVID-19.

“As trabalhadoras domésticas estão em uma situação de especial vulnerabilidade em relação ao coronavírus (Covid-19). Embora a exposição de qualquer pessoa à pandemia ofereça riscos, a categoria conta com agravantes como o uso de transporte público, o que a torna grande vetor e disseminação da doença”, disse a presidenta da entidade Luiza Batista.

A FENATRAD orienta que as trabalhadoras domésticas devem ser dispensadas até passar o período com risco de contaminação. Se isso não for possível, no mínimo, é necessário que o empregador forneça Equipamento de Proteção Individual (EPI) destinado à proteção contra riscos de transmissão do vírus, mais especificamente, luvas, máscaras e álcool-gel, para que a doméstica utilize tanto no local de trabalho quanto em seu deslocamento.

Além disso, a entidade recomenda que as domésticas sejam remuneradas por esses dias de trabalho do período de quarentena, inclusive as diaristas, pois elas dependem fortemente dessas verbas.

“A redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, é direito dos trabalhadores – e os empregadores têm responsabilidades frente à pandemia”, frisou Luiza Batista.

Compartilhe esta notícia: