Publicada no dia 06 de abril de 2020
Em reportagem ao site Gênero e Número, diretoras da FENATRAD falam sobre a PEC das Domésticas e a situação da categoria diante de pandemia da Covid-19
A presidenta Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, a presidenta do Sindicato das Domésticas do Município de São Paulo, Silvia Maria Silva dos Santos, e a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Domésticos de Nova Iguaçu, Cleide Pinto participaram da reportagem feita pelo site Gênero e Número, sobre os sete anos da PEC das Domésticas, promulgada no dia 2 de abril de 2013.
De acordo com a reportagem, a PEC das Domésticas tentou regular o que foi desregulado por patrões, pela crise econômica e, agora, pelo novo coronavírus. Em meio à pandemia, relatos em profusão mostram direitos não cumpridos e empregadores sem empatia.
O site reforçou a nota pública emitida pelo Ministério Público do Trabalho em que recomenda às empresas, órgãos públicos e pessoas físicas que dispensem os trabalhadores domésticos com remuneração, excetuando-se apenas casos em que a “prestação de seus serviços seja absolutamente indispensável, como no caso de pessoas cuidadoras de idosas e idosos que residam sozinhos”.
Confira a matéria completa: http://www.generonumero.media/pec-das-domesticas-7-anos-golpeada-empregadores-economia-coronavirus/