Internautas tiram dúvidas sobre direito das trabalhadoras domésticas durante live

Publicada no dia 28 de abril de 2020

Fenatrad e (Contracs/CUT) realizaram live para comemorar o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Nesta segunda-feira (27), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviço (Contracs/CUT) realizaram uma live em comemoração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica.

Live pelo Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas

Na saudação inicial, o presidente da CONTRACS/CUT, Julimar Roberto destacou a importância da categoria das domésticas, lembrando que são profissionais que ainda sofrem com preconceitos e discriminações. “Queremos direitos iguais para as nossas trabalhadoras domésticas, os mesmos direitos que os demais trabalhadores têm”, frisou.

Julimar lembrou em sua fala da situação das trabalhadoras domésticas diante da pandemia do Novo Coronavírus, que estão sofrendo demissões, e todas as dificuldades que estão enfrentando neste cenário. “Estamos passando por um momento difícil e as domésticas estão sendo penalizadas”, disse.

A presidenta da Fenatrad, Luiza Batista, saudou a todos e disse que esta é uma data para resgatar a luta histórica da categoria das domésticas. “É um dia de comemoração para todas nós, lembrando que a nossa luta se amplia por conta da pandemia”, frisou.

Campanha Fenatrad

Creuza Oliveira, secretária-geral da Fenatrad, destacou a importância da Campanha ‘Cuida de quem te cuida! Proteja sua trabalhadora doméstica’, para conscientizar os empregadores de liberar as funcionárias do trabalho e garantir seus salários.

“As trabalhadoras domésticas são cuidadoras por natureza, agora é o momento delas se cuidarem e protegerem suas famílias. Infelizmente nem todos aderiram a nossa campanha”, disse Creuza Oliveira.

Convenção 189

José Ribeiro, representante a OIT, fez uma contextualização sobre a Organização Internacional do Trabalho e falou sobre a Convenção 189.

“A Convenção 189 entrou em vigor em 2019, ao longo deste processo de implementação é muito importante que haja o diálogo e debates propositivos. É recomendável amplo processo de diálogo social com os constituintes sobre os temas que são implementados”, disse.

Ele destaca ainda que a Convenção tem um grande escopo de temas voltados ao trabalho decente.

Auxílios emergenciais

A advogada da Fenatrad, Myllena Calasans, esclareceu a respeito do auxílio emergencial do governo Federal. A categoria das trabalhadoras domésticas não tem um auxílio específico.

“Em termos de auxílio as trabalhadoras domésticas tem hoje a renda básica emergencial no valor de R$ 600. Muitas pessoas estão encontrando dificuldades para receber o auxílio. Quem não tiver inscrita no Cadastro Único, deve acessar o site da Caixa para fazer o cadastro”, explicou.

A live foi mediada pelo jornalista Pedro Castro, assessor de Comunicação da Fenatrad. Os participantes responderam perguntas dos internautas sobre os direitos das trabalhadoras domésticas.

A Fenatrad agrade a parceria da Organização Internacional do Trabalho- OIT, ONU Mulher, Contracs, CUT, Themis e Solidarity Center para a realização da live.

Para assistir na íntegra, acesse https://www.facebook.com/watch/live/?v=685161602234526&ref=watch_permalink

Compartilhe esta notícia: