Nota de repúdio

Publicada no dia 27 de outubro de 2020

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços CONTRACS/CUT e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – FENATRAD, vem a público manifestar seu total repúdio pela agressão realizada pela Embaixadora de Filipinas, Marichu Mauro à empregada doméstica, prestadora de serviços da Embaixada, desferindo vários tapas no rosto e puxões de cabelo a funcionária, a qual não conseguia se defender de tão truculenta hostilidade.

Pedimos que as autoridades Brasileiras e Internacionais ligadas averiguem os fatos com a máxima urgência possível, responsabilizando a agressora criminalmente.

O Estado brasileiro deve fazer valer o cumprimento de todos os pactos internacionais relativos a garantia dos direitos humanos e do combate à tortura, para que o crime cometido não fique em pune.

Que seja oferecida a trabalhadora doméstica agredida todo o tratamento psicológico necessário pelo governo de Filipinas, já que a empregada teve que retornar ao seu país de origem.