Publicada no dia 02 de agosto de 2021
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) divulga a programação do XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que será realizado entre os dias 12 e 15 de agosto de 2021. O tema será “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”.
A entidade, que é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT), vai realizar, pela primeira vez na sua história, o Congresso de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19. A logística virtual terá o apoio da CUT. O evento é uma realização também do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD).
No dia 12 de agosto, o evento às 9h30, terá a mesa de abertura com a presidenta da entidade, Luiza Batista, e representantes das seguintes entidades: CUT, CONTRACS, FITH, CONLACTRAHO. A moderadora é Jana Silverman. E a tradução fica por conta de Louisa Acciari.
No segundo dia do Congresso, os diretores farão um balanço das atividades e planejamento. Pela tarde acorrerá os grupos de trabalho. Além disso, será lançado o livro “Sindicatos das Trabalhadoras Domésticas em Tempos de pandemia: memória da Resistência”.
No dia 14 de agosto, será a construção do plano de luta. E no domingo (15), último dia do evento, será realizada a eleição da direção Nacional da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD).
Entidades parceiras
O evento conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticas (FITH); ONU Mulheres; Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Solidarity Center; Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Domésticos (CONLACTRAHO); Teia Comunicação; CARE; Mulheres Dignidade e Trabalho; Movimento Negro Unificado (MNU), Ministério Público do Trabalho (MPT); CFEMEA; Fundação Ford; SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia; Agence Française de Dévepoppemente (AFD) e Elas Fundo de Investimento Social.
“Durante o Congresso vamos demonstrar o trabalho da FENATRAD, mesmo com todas as dificuldades. Dentro deste contexto, estamos realizando o nosso congresso, com o apoio de parceiros, para nortear o noisso planejamento e a luta pela ampliação dos direitos da categoria”, disse Luiza Batista.
Já Cleide Pinto, diretora da FENATRAD, pontuou que “desde o início da pandemia, a direção da Federação e dos Sindicatos tem se dedicado a ajudar as trabalhadoras. A categoria passou por muitas dificuldades, inclusive de alimentação e habitação. Muitas moram de aluguel e não tinham como pagar, principalmente, as diaristas”, afirmou
Confira a programação: