Publicada no dia 16 de agosto de 2021
No domingo (15), último dia do XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, ocorreu a eleição da diretoria da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD).
O evento foi realizado de forma virtual e teve como tema “Trabalhadoras Domésticas em Movimento-Luta e Resistência em Contexto de Pandemia e Trabalho Escravo”.
A Chapa Única, batizada de Lenira Maria de Carvalho, foi eleita por unanimidade. “São mais quatro anos de desafios, lutas e resistências, contando sempre com todas as parcerias. A luta não pode parar”, disse Luiza Batista, a coordenadora-geral da FENATRAD e presidenta do CNTD.
A diretora Cleide Pinto afirmou que o Congresso foi um desafio que deu certo. “Foram quatro dias de sucesso, muito trabalho, mas muita gratificação, pois conseguimos alcançar o nosso objetivo e retiramos dali muita demanda para esses quatro anos de mandato. Agradeço a todos que ajudaram a fazer esse sonho se realizar e fazer o nosso congresso o sucesso que foi. Obrigada a todos os nossos parceiros”, disse.
Para Creuza Oliveira, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/Ba), o Congresso superou as expectativas. “Nós estávamos muito preocupados com a realização do evento online, pois era a nossa primeira experiência. Tivemos que mobilizar todos os sindicatos filiados à FENATRAD para uma estrutura tecnológica. Mas superamos a expectativa. Foi muito bonito o Congresso”, frisou.
Luiza Batista salientou que o Congresso trouxe quatro dias de importantes discussões. “Fazer um Congresso virtual foi um desafio gigantesco, dadas as dificuldades que nós temos com a tecnologia, mas como sempre, a nossa luta nunca caminhou sozinha. Tivemos muitos apoios dos parceiros. Os desafios apresentados foram muitos. Estamos vivendo um ‘desgoverno, que não dialoga com a classe trabalhadora, que faz cortina de fumaça com temas polêmicos, e as coisas ruins passam despercebidas”.
Ela citou a MP 1045, que vai permitir que o empregado negocie diretamente com o patrão. “É a precarização das relações de trabalhos. Enfim, são muitos os desafios que vamos buscar honrar o compromisso e as resoluções decididas pela assembleia dentro do Congresso”, pontuou.
Temas debatidos
Durante o XII Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, os Grupos de Trabalho discutiram questões relativas à categoria das trabalhadoras domésticas. Foram debatidos os temas: saúde da trabalhadora doméstica; violência e assédio; direitos trabalhistas e políticas públicas e trabalho análogo à escravidão.
Entidades parceiras
O Congresso contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Organização Internacional do Trabalho (OIT); Federação Internacional dos Trabalhadores Domésticos (FITH); ONU Mulheres; Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Solidarity Center; Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadores Domésticos (CONLACTRAHO); Teia Comunicação; CARE; Mulheres Dignidade e Trabalho; Movimento Negro Unificado (MNU), Ministério Público do Trabalho (MPT); CFEMEA; Fundação Ford; SOS Corpo-Instituto Feminista para a Democracia; Agence Française de Dévepoppemente (AFD) e Elas Fundo de Investimento Social.
Chapa eleita
Para a diretoria da FENATRAD foram eleitos:
COORDENADORA GERAL – LUIZA BATISTA PEREIRA
COORDENADORA DE ATAS – CLEIDE SILVA PEREIRA PINTO
COORDENADOR DE FINANÇAS – FRANCISCO XAVIER DE SANTANA
SECRETÁRIA DE ARTICULAÇÃO REGIONAL – LÚCIA HELENA CONCEIÇÃO DE SOUZA
SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO – DIANA SOLIZ SORI DE GARCIA
SECRETÁRIA DE FORMAÇÃO SINDICAL – CHIRLENE DOS SANTOS BRITO
SECRETÁRIA DE POLÍTICA PARA AS MULHERES – MARIA ISABEL CASTRO COSTA
SUPLENTES DE DIREÇÃO: CREUZA MARIA OLIVEIRA; APARECIDA MARCONDES DE OLIVEIRA; ROSA MARIA MOTA DE JESUS.
CONSELHO FISCAL, Titulares:
QUITÉRIA DA SILVA SANTOS
MARIA APARECIDA MARQUES DANTAS
ERNESTINA DOS SANTOS PEREIRA
CONSELHO FISCAL, Suplente:
MARIA JOSÉ DA SILVA
Foram eleitos para a direção do CNTD:
PRESIDENTA – LUIZA BATISTA PEREIRA
SECRETÁRIA GERAL – CLEIDE SILVA PEREIRA PINTO
TESOUREIRO – FRANCISCO XAVIER DE SANTANA
SECRETÁRIA DE ARTICULAÇÃO REGIONAL – MARIA IZABEL MONTEIRO LOURENÇO
SECRETÁRIA DE ORGANIZAÇÃO – MILCA MARTINS EVANGELISTA
SECRETÁRIA DE FORMAÇÃO SINDICAL – CHIRLENE DOS SANTOS BRITO
SECRETÁRIA DE POLÍTICA PARA AS MULHERES – MARIA ISABEL CASTRO COSTA
SUPLENTES DE DIREÇÃO:
ERNESTINA DOS SANTOS PEREIRA
VALDELICE DE JESUS ALMEIDA
GLÓRIA REJANE DOS SANTOS
CONSELHO FISCAL, Titulares:
ANA MARIA DO NASCIMENTO
MARIA JOSÉ DA SILVA
TEREZINHA MEDIANEIRA MENDES ULGIN
CONSELHO FISCAL, Suplente:
EDILENE MENDONÇA DA SILVA