Publicado no dia 22 de outubro de 2021
A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, recebeu, nesta quinta-feira (21), na Câmara dos Deputados, o Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2021, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Ela representou Lenira Maria de Carvalho, falecida recentemente.
![](https://fenatrad.org.br/biblioteca-de-midia/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-22-at-03.44.51-576x1024.jpeg)
As homenageadas, indicadas por parlamentares, atuam na defesa dos direitos das mulheres em suas comunidades. São elas: Cristiane Britto, Lenira Maria de Carvalho (in memoriam), Salete Silva Sommariva, Suéli do Socorro Feio e Terezinha Ramires Lima (in memoriam). Lenira Carvalho foi indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT/PE). Ela faleceu em agosto deste ano.
Para Luiza Batista, este diploma representa a luta das domésticas. “Convivi com Lenira por mais de 12 anos, e cada vez que eu a encontrava era um aprendizado. Ela já nasceu com o espírito de liderança. Para nossa categoria ela é motivo de orgulho. Lenira dedicou toda a sua vida à luta por dignidade para as trabalhadoras domésticas. Lenira Maria de Carvalho, uma estrela que guia as nossas lutas, presente”, pontuou Luiza Batista.
“Lenira faleceu no dia em que gravou o vídeo sobre o prêmio, aos 88 anos, e podemos dizer que ela morreu na luta. Ela resumiu em poucas palavras sua história de décadas de luta. Foi muito importante este reconhecimento a Lenira e nos sentimos agraciadas pelo prêmio. Era uma pessoa muito generosa e dizia que não fez nada sozinha. Ela sempre teve o apoio das companheiras e estará presente nas nossas lutas e nas nossas vidas”, acrescentou a sindicalista.
Trajetória
Lenira Maria de Carvalho começou a trabalhar como doméstica ainda jovem e formou um grupo de domésticas para discutir os problemas específicos da categoria. No final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife.
No fim da década de 1980, fundou a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife. Também foi uma das fundadoras da FENATRAD e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO).
Foi uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006, e no ano de 2019 recebeu o Título de Cidadã Pernambucana, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Com informações do site www.camara.gov.br.