Luiza Batista representa Lenira Carvalho e recebe Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós na Câmara dos Deputados

Publicado no dia 22 de outubro de 2021

A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, recebeu, nesta quinta-feira (21), na Câmara dos Deputados, o Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2021, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.  Ela representou Lenira Maria de Carvalho, falecida recentemente.

Luiza Batista

As homenageadas, indicadas por parlamentares, atuam na defesa dos direitos das mulheres em suas comunidades. São elas: Cristiane Britto, Lenira Maria de Carvalho (in memoriam), Salete Silva Sommariva, Suéli do Socorro Feio e Terezinha Ramires Lima (in memoriam). Lenira Carvalho foi indicada pelo deputado federal Carlos Veras (PT/PE). Ela faleceu em agosto deste ano.

Para Luiza Batista, este diploma representa a luta das domésticas. “Convivi com Lenira por mais de 12 anos, e cada vez que eu a encontrava era um aprendizado. Ela já nasceu com o espírito de liderança. Para nossa categoria ela é motivo de orgulho. Lenira dedicou toda a sua vida à luta por dignidade para as trabalhadoras domésticas. Lenira Maria de Carvalho, uma estrela que guia as nossas lutas, presente”, pontuou Luiza Batista.

“Lenira faleceu no dia em que gravou o vídeo sobre o prêmio, aos 88 anos, e podemos dizer que ela morreu na luta. Ela resumiu em poucas palavras sua história de décadas de luta. Foi muito importante este reconhecimento a Lenira e nos sentimos agraciadas pelo prêmio. Era uma pessoa muito generosa e dizia que não fez nada sozinha. Ela sempre teve o apoio das companheiras e estará presente nas nossas lutas e nas nossas vidas”, acrescentou a sindicalista.

Trajetória

Lenira Maria de Carvalho começou a trabalhar como doméstica ainda jovem e formou um grupo de domésticas para discutir os problemas específicos da categoria. No final da década de 70, fundou a Associação das Empregadas Domésticas da Área Metropolitana do Recife.

No fim da década de 1980, fundou a Associação das Trabalhadoras Domésticas do Recife. Também foi uma das fundadoras da FENATRAD e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO).

Foi uma das mil mulheres indicadas ao Prêmio Nobel da Paz do ano de 2006, e no ano de 2019 recebeu o Título de Cidadã Pernambucana, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 Com informações do site www.camara.gov.br.

Compartilhe esta notícia: