FENATRAD e sindicatos filiados participam de ato no Dia da Consciência Negra

Publicado no dia 22 de novembro de 2021

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e seus sindicatos filiado participaram de atos em todo o Brasil, em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.  Luiza Batista, coordenadora geral da Federação, afirma que os atos foram importantes para comprovar que o povo negro é “luta e resistência”.

Segundo ela, “neste dia podemos falar que nós não somos descendentes de escravos, mas sim de pessoas que foram sequestradas dos seus países, no continente africano, e foram escravizadas aqui no Brasil. Foram essas pessoas que geraram a riqueza dos homens brancos, no Brasil Colônia, e infelizmente essa desigualdade se perpetua até os dias atuais. O povo negro tem os piores empregos, menores salários, as mulheres negras são sempre desvalorizadas em sua luta, e até hoje, nós, o povo negro, mantemos o lucro e o privilégio da classe dominante”, disse. “Sim, o povo negro é resistência, nós estamos na luta pela igualdade, contra o racismo e todas as formas de violência. E fora Bolsonaro!”, acrescentou.

Luiza Batista

Recife

Alguns eventos têm acontecido em Recife dentro da programação do Novembro Negro, com a participação doo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstico/PE), dentre eles um ato no Ocupa Passarinho, além dos eventos Beleza Negra e da Terça-Feira Negra. Também estão sendo realizados eventos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ato em Recife

Nova Iguaçu

A presidenta Cleide Pinto, também coordenadoras de Atas da FENATRAD, informa que em comemoração à data, o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, vai realizar, no dia 23 de novembro, uma roda de conversa junto com o Teatro do Oprimido do Quilómetro 32, no centro de Nova Iguaçu.

São Luís

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (Sindoméstico/MA) participou, no dia 20, da Marcha da Periferia, no bairro da Liberdade, em São Luís. Além das pautas do Novembro Negro, o ato ainda pediu a saída do presidente Bolsonaro.

Ato em São Luís

Aracaju

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Sergipe (Sindoméstico/SE) participou de uma caminhada, realizada no bairro América, em Aracaju, no dia 20, pedindo justiça pela violência sofrida por jovens negros da periferia. Além de protestos contra o governo Bolsonaro.

Dia Nacional da Consciência Negra

As celebrações referentes à Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na década de 70. É a data da morte de um mártir pela libertação dos escravos, Zumbi dos Palmares. O intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira, e outros, identificaram a data, mobilizaram o movimento negro e sugeriram essa data como o Dia Nacional da Consciência Negra. Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.

Compartilhe esta notícia: