Publicada no do dia 01 de março de 2022
Neste domingo (27), a coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, concedeu entrevista ao Programa “Tá ligado, Cidadão”, da TV Tribuna/Band, sobre creche e pandemia.
Na ocasião, Luiza Batista ressaltou a importância de implantar políticas públicas para a criação de creches nos municípios. “Esta é uma das lutas das trabalhadoras domésticas que precisam trabalhar e muitas vezes não têm onde deixar seus filhos, pois as vagas nas escolas municipais infabtis são insuficientes. Na pandemia, com as poucas creches que existem fechadas, muitas delas precisaram levar seus filhos para os locais de trabalho. Como aconteceu com Mirtes, que foi passear com o cachorro da patroa e acabou perdendo seu filho, Miguel”, disse.
Segundo a sindicalista, os governantes precisam entender que eles foram escolhidos para suprir as necessidades das comunidades, e infelizmente, muitas vezes isso não acontece.
Luiza Batista aproveitou o espaço para chamar as companheiras para participarem dos sindicatos da categoria das trabalhadoras domésticas. “O sindicato forte é aquele que a categoria que o representa se faz presente. Gostaria de convidar as companheiras e dizer que sempre nos segundos domingos de cada mês temos reuniões, das 14 às 16h, para conversar e tirar dúvidas no Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Pernambuco (Sindoméstico/PE), em Recife, seguindo todos os protocolos sanitários”, frisou. Ela explicou que foi adotado o domingo porque a trabalhadora durante a semana não tem tempo de ir ao sindicato.
Com relação aos demais sindicatos dos diversos estados, as trabalhadoras domésticas devem se informar sobre os horários de reuniões e processo para filiação.