Sindicatos realizam atos em comemoração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas

Publicado no dia 28 de abril de 2022

Nesta quarta-feira (27), os sindicatos filiados a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas realizaram uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da categoria. E será realizada hoje (28), às 17h, uma roda de conversa com dirigentes sindicais da categoria em alusão ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O evento será transmitido pelo Facebook (camtra.cmt).

A coordenadora geral da FENATRAD, Luiza Batista nesta quinta-feira (27), concedeu uma à Rádio Folha. Ela ainda participou da divulgação do boletim do Dieese sobre o trabalho doméstico, no Sindicato dos Bancários de Recife.

Confira o que rolou nas diversas cidades do país:

Rio de Janeiro

Em 23 de abril, Maria de Lourdes de Jesus, Anazir de Oliveira, Nair Jane de Castro (ex-presidentas do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ), e Maria Izabel Monteiro (atual presidenta) participaram do programa de rádio Antenada (98.7FM), com a apresentadora Ana Maria Leone de Jesus. Na ocasião, foi comemorado o Dia das Trabalhadoras Domésticas e os três anos do programa. Ana Leone homenageou as convidadas com o certificado Laudelina de Campos Mello uma das primeiras trabalhadoras doméstica reconhecida pela categoria como uma das primeiras a tornar pública a luta das trabalhadoras domésticas. 

Na quarta-feira (27), a presidenta Maria Izabel concedeu uma entrevista na Rádio Tupi, no programa do Antônio Carlos, no Quadro “A Hora de Acordar”. Ela destacou a luta das trabalhadoras domésticas.

O STDRJ realizou ainda, nesta quarta-feira (27), uma Missa em Ação de Graça, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Avenida Paulo de Frontim, Rio Comprido (RJ), em celebração ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

Volta Redonda

No dia 24 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda comemorou o Dia das Trabalhadoras Domésticas com um almoço para a categoria.

Nova Iguaçu

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu realizou, nesta quarta-feira (27), um café da manhã para a categoria em comemoração ao 27 de abril.

São Paulo

Nesta quarta-feira (27), o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) realizou uma panfletagem nos terminais de ônibus e metrô, na Avenida Paulista, sobre o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Na ocasião, as diretoras do sindicato dialogaram com a população sobre direitos e o respeito à categoria das domésticas. A ação ocorreu nos terminais Barra Funda, Bandeira e Santo Amaro.

Recife

Ana Borges, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Doméstico de Pernambuco (Sindoméstico/PE), concedeu entrevista, nesta quarta-feira (27), ao Jornal Bom dia Pernambuco, da Rede Globo. 

E o Sindoméstico/PE participou de uma atividade na Secretaria Estadual da Mulher. Luiza Batista falou sobre o trabalho doméstico.

Nesta quinta-feira (28), o Sindoméstico/PE realizou um café da manhã com a presença da vereadora Dani Portela (PSOL).

Salvador

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (Sindoméstico/BA), participou, nesta quarta-feira (27), Dia Nacional das Trabalhadoras Doméstica, da 12ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. O evento é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A atividade está sendo realizada na unidade central do SineBahia, localizada no Terminal de Integração de Pituaçu, em Salvador, e o sindicato é parceiro na condução do evento. A iniciativa contou com uma programação composta de apresentação de estudos, debates e atrações culturais.

Campina Grande e João Pessoa  

Nesta quarta-feira (27), na cidade de Campina Grande, a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande realizou uma ação no terminal de integração, no Centro. 

Em João Pessoa, foi realizada uma a panfletagem, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. 

A ação faz parte da Campanha “Trabalhadoras Domésticas têm direitos! – Pela efetivação da Convenção 189 da OIT”, promovida pelo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado da Paraíba, em parceria com o Centro de Ação Cultural – CENTRAC, Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), com o apoio da FITH – Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas.

A Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande lançou ainda o Zap Novela da Campanha “Trabalhadoras Domésticas têm Direitos! – Pela efetivação da convenção 189”, com o episódio “A importância da Filiação Sindical”.

São Luís

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Maranhão (Sindoméstico/MA) realizou uma Roda de Diálogo, na Escola Luís Alves, para os estudantes. O tema foi a importância do trabalho doméstico.

Alagoas

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Sergipe (Sindoméstico/SE) realizou um encontro para debater os direitos trabalhistas e INSS, apoio, dicas de saúde e outros temas, na sede do SINDIPETRO.

A vice-presidenta Ivonia Ferreira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e demais dirigentes; o servidor do INSS Márcio; o professor Joel Almeida; a vice-governadora Eliane Aquino, o senador Rogério Carvalho (PT), e várias lideranças do Sindipetro estiveram presentes no evento. O Sindoméstico/SE finalizou as atividades com um sorteio de brindes. 

História

A história da luta das trabalhadoras domésticas começou com a trabalhadora doméstica Laudelina Campos de Melo. Ela fundou uma associação das trabalhadoras domésticas em São Paulo, em 1936.

Laudelina Campos de Melo

Uma conquista conquistada pela categoria ocorreu no ano de 1972, com a Lei 5.859 que reconheceu o trabalho doméstico como função, estabeleceu a assinatura da carteira profissional de quem desenvolve a profissão, além de outras conquistas.

Em 1985, foi realizado em Recife um encontro onde as trabalhadoras domésticas decidiram criar um Conselho Nacional para reunir todos os sindicatos e associações que estavam batalhando pela mesma causa.

A organização em conselho aconteceu porque o trabalho doméstico ainda não era reconhecido como categoria profissional. Três anos depois o Brasil ganhou uma nova Constituição e essa conquista chegou, embora com limitações. Pois nem todos os direitos que as demais categorias possuem foram dados aos trabalhadores domésticos.

Logo após a criação do conselho, surgiu a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), formada por 22 sindicatos e mais uma associação. Ela representa uma categoria de aproximadamente, 7,2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras domésticas.

Para Luiza Batista, coordenadora geral da FENATRAD, o dia 27 de abril, Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, é uma data para se comemorar, mas também para refletir sobre justiça, igualdade, respeito. “A nossa luta é para garantir os direitos de uma categoria formada por maioria de mulheres negras, analfabetas, semialfabetizadas, que vivem na pele a discriminação, o preconceito, a invisibilidade e a desvalorização do seu trabalho”, disse.

Luiza Batista, atual coordenadora geral da FENATRAD

“São mais de 80 anos de luta. De lá para cá, obtivemos outras conquistas que foram consolidadas com a aprovação da PEC 72/2013, regulamentada pela Lei complementar 150/2015, assinada pela presidenta Dilma Rousseff. Que nos garante FGTS, adicional noturno, acidente de trabalho, abono família, sindicalização, negociação e acordos coletivos. Só que a maioria dos empregadores domésticos não respeita os nossos direitos. Então, a luta ainda continua e a organização é fundamental”, frisou Luiza Batista.

Compartilhe esta notícia: