Publicado no dia 2 de maio de 2022
Neste domingo (1º), Dia do Trabalhador, os sindicatos filiados a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) participaram de atos em diversas cidades do país.
As pautas foram a precarização dos direitos dos trabalhadores, desemprego, melhores condições de trabalho, equiparação salarial, fim do trabalho escravo, a efetivação da Convenção 189 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fora Bolsonaro, dentre outras.
Confira os atos:
Rio de Janeiro
As presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Domésticos do município do Rio de Janeiro (STDRJ), Maria Izabel Monteiro e a de Nova Iguaçu (STDNI), Cleide Pinto, e demais diretoras, participaram da passeata realizada pelas centrais sindicais.
Maria Izabel Monteiro ressaltou a importância dos empregadores de trabalhadores domésticos cumprirem a legislação trabalhista.
“As trabalhadoras domésticas não são escravas, e sim profissionais que merecem respeito, defendemos a necessidade da fiscalização no trabalho doméstico, garantia de vagas em creche e escolas que garantam o futuro dos nossos filhos”, disse.
“Trabalhadoras Domésticas não são da família em que trabalham! Elas necessitam que respeitem os seus direitos”, disse Cleide Pinto.
Durante o ato, foram distribuídas 40 cartilhas sobre contratação responsável criada pela Themis em parceria com a FENATRAD.
Volta Redonda
O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Volta Redonda foi representado pela presidenta, Jorgina dos Santos, nos atos realizados em comemoração ao dia do trabalhador.
São Paulo
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do município de São Paulo (S.T.D.M.S.) também estive presente em ato pelo Dia do Trabalhador, no centro da cidade.
Pernambuco
A diretoria do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (Sindoméstica/PE) participaram do ato em Recife ao lado do deputado federal pelo PT, Carlos Veras.
Paraíba
Diretoras da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande estiveram presentes no ato em comemoração ao 1º de maio. Na ocasião, as trabalhadoras reafirmaram a importância do trabalho doméstico para a sociedade. Também foi realizada Campanha pela Efetivação da Convenção 189 da OIT.