Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) e parceiros realizam Mutirão de Atendimento para Trabalhadoras Domésticas Migrantes

Publicada no dia 19 de maio de 2022

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) e demais entidades irão realizar no próximo domingo, 22 de maio, o Mutirão de Atendimento para Trabalhadoras Domésticas Migrantes e suas famílias.

Na ocasião, serão oferecidos assistência jurídica, serviços sociais e de saúde, como pediatra, exame de vista, encaminhamento para um curso de português, rodas de conversa, entre outros.

O evento vai ocorrer na Rua do Glicério, 225, no bairro da Liberdade, das 9h às 15h. E será aberto para o público imigrante geral.

As entidades parceiras do Mutirão são Missão Paz, Departamento Jurídico XI de Agosto, Projeto de Promoção dos Diretos dos Migrantes (PROMIGRA), Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-SP), Centro de Diretos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHCI), Cruz Vermelha de São Paulo, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Projeto Vem Tú Puedes, e a Work Vision.

Serviços oferecidos

Assistência Jurídica Trabalhista e em regularização Migratória; Assistência Jurídica em Direito de Família; Serviço Social, Atendimento de Saúde em geral e de Oftalmologista, Encaminhamento para curso de Português e Rodas de Conversa.

O mutirão conta com mensagens na língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

Departamento Doméstico de Migrantes e Indígenas

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) criou no ano de 2017, o Departamento Doméstico de Migrantes e Indígenas para atender a alta demanda de procura deste público para tirar dúvidas e fazer denúncias de trabalho escravo análogo à escravidão.

O Departamento é coordenado pela diretora Diana Soliz Soria de Garcia, que também é trabalhadora doméstica migrante. Ela é a primeira doméstica migrante sindicalizada.

“Este trabalho que realizamos é muito importante porque as trabalhadoras migrantes sofrem com perdas de direitos e trabalho escravo. O nosso departamento tem o papel de acolher, esclarecer e tirar dúvidas de todos que nos procuram”, disse a presidenta do Sindicato, Silvia Maria da Silva Santos.

Compartilhe esta notícia: