Luiza Batista analisa a eleição da primeira trabalhadora doméstica eleita deputada estadual em São Paulo

Publicado no dia 10 de outubro de 2022

Ediane Maria (PSOL) é a primeira trabalhadora doméstica eleita deputada estadual em São Paulo. Ela teve 175.617 votos no último dia 2. Pernambucana, se mudou para São Paulo há duas décadas, quando tinha 18 anos. Lá, começou a trabalhar como trabalhadora doméstica. A candidata eleita é negra, LGBT e mãe solo de quatro filhos.

“Vai ter mulher preta, trabalhadora doméstica e sem teto na Assembleia Legislativa de São Paulo”, comemorou Ediane Maria em suas redes sociais.

A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, comemora a vitória de Ediane Maria e parabeniza a nova deputada. “Sua vitória fortalece a nossa luta”, avaliou.

“O Brasil vive uma crise tão profunda, perdendo o respeito de outros países. Mas estamos lutando para eleger o ex-presidente Lula pela terceira vez, pois acreditamos, confiamos e sabemos que ele foi o melhor presidente que este país teve até o momento. Neste contexto, é de extrema importância que tenhamos nas assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados representantes da luta das minorias”, avaliou.

“Então, é importante termos uma trabalhadora doméstica nos representando, ainda que seja numa Assembleia Legislativa estadual, embora seja a do estado mais rico do país. Portanto, é um ganho muito grande para a categoria”, disse Luiza Batista.

De acordo com a sindicalista, a categoria das trabalhadoras domésticas é a segunda maior categoria de mulheres trabalhadoras do país. “Mas, infelizmente, existem leis que não são respeitada no que tange a nossos direitos. E ainda existem companheiras sendo mantidas em condições análogas à escravidão. A trabalhadora é resgatada, mas quem a escravizou e cometeu o crime não sofre nenhum tipo de punição”, protestou Luiza Batista.

Outras vitórias

Ela ressalta ainda a vitória da primeira senadora eleita por Pernambuco, a sindicalista Teresa Leitão (PT), e a reeleição da deputada Federal Benedita da Silva (PT), pelo Rio de Janeiro, que também foi trabalhadora doméstica.

“Tivemos nesta eleição grandes nomes que representam o nosso campo de esquerda. O PT terá a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados. Isso forma um conjunto que fortalece a nossa luta. Vamos agora trabalhar ainda mais para elegermos o ex-presidente Lula” disse Luiza Batista.

Com informações do G1

Compartilhe esta notícia: