Maria Izabel Monteiro, presidenta do STDRJ, recebe Prêmio Dandara, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Publicado no dia 02 de dezembro de 2022

A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ), Maria Izabel Monteiro, recebeu, nesta quinta-feira (1º), o Prêmio Dandara, na Assembleia Legislativa do Estado.

O Prêmio Dandara homenageia anualmente pessoas físicas ou jurídicas que reconhecidamente tenham contribuído para a valorização da mulher negra afrodescendente, latino americana e caribenha no estado do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez que Maria Izabel Monteiro recebe o prêmio Dandara. Na ocasião, a homenageada agradeceu a deputada estadual Mônica Francisco (PSOL), que foi a responsável pela honraria. “Ofereço este prêmio a você, Mônica, que também é merecedora dele, por ser esta grande guerreira”, disse.

A sindicalista agradeceu também a toda a equipe de trabalho do STDRJ. “Se não fosse pela equipe eu não conseguia garantir o trabalho que realizo à frente da minha categoria de trabalhadoras domésticas. Ganhar esse prêmio significa luta por uma categoria de mulheres, trabalhadoras domésticas, que diante dessa sociedade classista não valorizam esta profissional, não respeitam os seus direitos, mais que também não são capazes de exercerem essas funções executando o trabalho doméstico dos seus próprios lares. Esse prêmio é Luta de todas as Dandara que vieram antes de mim, pois sem elas eu não estaria dando sequência na luta por direitos a categoria de trabalhadoras domésticas”, concluiu.

A diretoria do STDRJ representou Maria Izabel Monteiro na entrega do Prêmio. Estiveram presentes, Maria José Faustino, Josefa Faustino Marques, Márcia da Conceição, Alicia Pereira e Cleusa Lopes.

Ana Maria Leone, comunicadora Social e parceira do STDRJ, também foi uma das contempladas pelo Prêmio Dandara.

Esteve presente também Anazir Maria de Oliveira, que já foi presidenta do STDRJ nos anos 80 e também recebeu o prêmio. Ela é atualmente sócia do sindicato, e uma grande liderança nos movimentos sociais.

Compartilhe esta notícia: