Socióloga Mary Garcia Castro é homenageada no SINDOMÉSTICO/BA

Nesta quinta-feira (5), a socióloga Mary Garcia Castro, que tem um histórico de lutas e trabalhos acadêmicos em prol da categoria, visitou o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA). A sede da entidade está localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Trata-se de uma homenagem de final de ano a uma mulher comprometida com o movimento sindical das trabalhadoras domésticas.

Ela foi recepcionada pela presidente do sindicato, Milca Martins, pela presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Creuza Oliveira, e as diretoras Valdirene Boaventura Santos, Maria do Carmo de Jesus Santos, Marinalva de Deus Barbosa, o diretor, Francisco Xavier de Santana, e o assessor de Comunicação Social, Pedro Castro.

Na ocasião, Milca Martins fez um agradecimento à professora Mary Garcia Castro pelo seu trabalho em defesa das trabalhadoras domésticas de todo o Brasil. “Essa mulher nos ajudou muito na construção do nosso sindicato, que tem 32 anos de luta e resistência. Agradecemos a sua visita. Para nós é uma honra tê-la aqui. É de suma importância que começarmos o ano renovando este laço de construção, amizade e respeito pela nossa categoria”, disse.

“Mary Castro sempre apoiou as causas das trabalhadoras domésticas. Ela sempre esteve nos movimentos sociais, na luta pela igualdade. Nos sentimos felizes por contar com uma força tão potente como a de Mary”, afirmou Creuza Oliveira.

Fundação da CONLACTRAHO

Luiza Batista, coordenadora geral da FENATRAD, afirma que “a Mary sempre esteve junto com as trabalhadoras domésticas, apoiando a nossa luta. Ela acompanhou as companheiras que fundaram a Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO). Mary acompanhou a Lenira Carvalho, a Nair Jane, Eva Moraes, entre outras. Ela ajudou na organização e foi intérprete das companheiras”.

A Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO) foi criada em 1988 por sindicatos e reúne organizações latino-americanas com o objetivo de lutar pelos direitos das trabalhadoras domésticas.

Mary Garcia Castro é a organizadora do livro “Muchachas No More: Household Workers in Latin America and the Caribbean”, considerado um marco na literatura sobre trabalho doméstico, juntamente com Elsa Chaney, pelas contribuições referentes aos estudos sobre o tema no Brasil. A obra completou 30 anos de publicação, em 2019.

Sobre

Mary Garcia Castro é socióloga brasileira.

Formou-se em Ciências Sociais em 1968, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez o seu primeiro mestrado, em Sociologia da Cultura, em 1970. Em seguida vieram o mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e o doutorado em Sociologia pela Universidade da Flórida (1989). Foi professora e pesquisadora da UFBA, além de pesquisadora associada da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Católica de Salvador.

Escreveu, em parceria com Miriam Abramovay e Lorena Bernadete da Silva, o livro Juventude e Sexualidade no Brasil, considerada a pesquisa mais abrangente realizada no país sobre o tema.

Recebeu, em 2015, o Diploma Bertha Lutz, no Senado Federal, pela sua trajetória de luta em prol das mulheres.

Mary vem colaborando com o serviço doméstico por escritos e assessoria voluntária desde 1980. Realizou estudos para a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre sindicatos na Colômbia.

Já publicou, em colaboração com a FENATRAD, diversos trabalhos.

Compartilhe esta notícia: