Sindicatos das trabalhadoras domésticas participam de atos pelo Dia Internacional da Mulher

Publicado no dia 9 de março de 2023

Diversos sindicatos das trabalhadoras domésticas, filiados à Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), participaram de atos pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Estiveram presentes também diversas entidades de movimentos sociais. A luta contra a violência, a fome e o fascismo, a defesa do meio ambiente e o direito à terra foram as bandeiras deste ano.

Confira a participação da categoria nos atos realizados na Bahia, São Paulo, Maranhão, Nova Iguaçu/ RJ e Pelotas/RS.

Bahia

Diretoras do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) participaram da Feira Março Mulher, que está sendo realizada de 8 a 11 de março, pelo Governo do Estado da Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues ao lado de Creuza Oliveira

No local, estão sendo ofertados consultas, exames e emissão de documentos exclusivamente para mulheres.

Estiveram presentes, a presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOMÉSTICO/BA, Creuza Oliveira, Milca Martins, presidenta do SINDOMÉSTICO/BA, Lindalva Jesus Luz, secretária de Imprensa e Divulgação; Valdirene Boaventura Santos, secretária de Assuntos Jurídicos; Maria do Carmo de Jesus Santos, do Conselho Fiscal; e Jane Alves, parceira da entidade.

Participaram da abertura, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; a secretária de Assistência Social, Fabya Reis; a secretária da Igualdade Racial e dos Povos Tradicionais, Ângela Guimarães, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), dentre outros.

Caminhada das Mulheres no bairro da Liberdade

Além disso, as diretoras participaram ainda de caminhada realizada pelo movimento feminista do bairro da Liberdade. O ato ocorreu do Largo da Lapinha até o Pelourinho, em Salvador. A pauta foi pelo fim da violência contra a mulher. O SINDOMÉSTICO/Ba defendeu também a pauta da saúde mental das trabalhadoras domésticas.

São Paulo

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P) participou de ato “Mulheres por democracia, autonomia econômica e emprego decente”, na Avenida Paulista.

O evento contou com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT), da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CUT (Contracs); Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), da Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITH); Fundo Elas, Solidarity Center e Concordia.

Seminário

A direção do S.T.D.M.S.P esteve ainda no Seminário “Combatendo a Invisibilidade: resistência e políticas públicas para o trabalho doméstico no Brasil”, realizado pelo do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da Universidade de São Paulo (USP), no Auditório Lupe Contrin, da Escola de Comunicações e Artes da USP.

O evento contou com a presença da Profa. Dra. Eliete Barbosa, Sílvia Maria dos Santos Silva, presidenta do Sindicato das trabalhadoras domésticas do Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P), Jean François Mayer, pesquisador sobre o trabalho doméstico no Brasil, e  Salvador Sandoval, especialista nos estudos de psicologia social.

Nova Iguaçu

No município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, diretoras do Sindicato de Trabalhadores Domésticos de Nova Iguaçu (SINDOMÉSTICO) estiveram presente em ato realizado pelo Comitê Sindical/Popular Unidos pra Lutar, na Baixada Fluminense. A coordenadora de Atas da FENATRAD e presidenta da entidade, Cleide Pinto, esteve presente no ato.

Maranhão

Em São Luís, as diretoras do Sindicato de Trabalhadores Domésticos do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) foram às ruas com a pauta “Trabalhadoras domésticas resistem na luta por justiça, democracia e bem viver”. Maria Isabel Castro Costa, secretária de Políticas para as Mulheres da FENATRAD esteve presente no ato.

Pelotas

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pelotas marcou presença no ato em defesa do projeto feminista e popular e contra todo o tipo de discriminação. Ernestina dos Santos Pereira, conselheira Fiscal da FENATRAD marcou presença no evento.

Compartilhe esta notícia: