Luiza Batista participa de reunião com a subsecretária de Relações Internacionais do Ministério do Trabalho dos EUA, Thea Lee, sobre “O Empoderamento dos Trabalhadores da América do Sul”

Publicado no dia 15 de maio de 2023

Foto: Tyler Strobl

A presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, participou, no dia 11 de maio, de uma reunião com a subsecretária de Relações Internacionais do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos, Thea Lee, em São Paulo. O tema do encontro foi “O Empoderamento dos Trabalhadores da América do Sul”. E uma das questões discutidas foi a precarização do trabalho doméstico.

Um dos debates foi sobre a questão da prestação de serviços domésticos por aplicativo, que está sendo feito por algumas  trabalhadoras domésticas, em São Paulo. De acordo com Luiza Batista, a trabalhadora doméstica fica com 60% do valor e o app com 40%, sendo que ela paga a passagem e muitas vezes a alimentação.

“A FENATRAD vê esta questão como um desmonte dos mais de 80 anos de luta. É estarrecedor saber que trabalhadoras domésticas estejam trabalhando por aplicativos. É a precarização do trabalho chegando com força total na nossa categoria. Dessa maneira, as trabalhadoras não têm nenhuma proteção social”, informou.

Thea Lee e Luiza Batista

Luiza Batista afirmou ainda que “os trabalhadores por aplicativos estão totalmente vulnerabilizados”. E questionou: “Quando este trabalhador se acidenta, e precisa de um tempo para se recuperar, quem paga as suas contas? Quem coloca o alimento na mesa desse trabalhador? Quem o sustenta?”

Participou da reunião Sérgio Nobre, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Compartilhe esta notícia: