FENATRAD emite nota de repúdio contra crime de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr.

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) repudia veementemente os atos e o crime de racismo no qual foi vítima o jogador de futebol Vini Jr., na Espanha, durante o jogo do Valencia com o Real Madri, no último domingo (21).

Infelizmente, este é um crime que se repete, porém medidas devem ser tomadas. Não é possível que, em pleno século XXI, as pessoas sejam ainda tão perversas em perpetrar um crime como esse.

Aplaudimos a atitude do Governo Federal do Brasil que não fechou os olhos diante do caso. Saudamos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se solidarizou com Vini Jr. E que pretende telefonar para o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, para discutir o caso de racismo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que estava analisando a possibilidade de adotar um dispositivo do Código Penal brasileiro, se as autoridades espanholas não adotarem providências. Nesta terça-feira (23), a polícia da Espanha anunciou a prisão de sete pessoas envolvidas no caso. Além disso, a Federação Espanhola de Futebol demitiu o árbitro que estava no controle do VAR na partida entre Valencia e Real Madrid, em que Vinicius Jr. foi expulso por agredir um jogador adversário.

Os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da Igualdade da Espanha assinaram, nesta terça-feira (23), nota conjunta sobre os repetidos casos de racismo contra o atleta brasileiro Vinícius Júnior. Os dois ministérios declaram solidariedade incondicional ao atleta brasileiro.

Nos solidarizamos ao jogador e a todos aqueles que são vítimas deste crime hediondo que é o racismo.

Luiza Batista coordenadora-geral da FENATRAD