Laudelina Campos Melo é a nova Heroína da Pátria

Publicado no dia 31 de julho de 2023

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO) têm a honra de informar que a precursora da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, Laudelina Campos Melo, entrou no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, após sanção da Lei 14.635/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicada na última quarta-feira (26) no Diário Oficial da União, a lei tem origem no Projeto de Lei (PL) 1795/2021, aprovado na Comissão de Educação (CE) em 20 de junho.

Para a coordenadora-geral da FENATRAD, Luiza Batista, “este reconhecimento tem grande significado para todos as trabalhadoras domésticas. Laudelina abriu as portas para as nossas lutas, e seu nome não poderia estar em outro lugar, senão no livro de heroínas da nossa pátria. Estamos muito felizes, pois a honraria nos fortalece a continuar seguindo seus passos. Enfim, a sua luta não foi em vão”, disse.

“Laudelina foi a primeira trabalhadora doméstica a reunir um grupo para lutar a favor dos seus direitos. É mais do que justo seu nome estar no livro Heróis e Heroínas da Pátria, por todas nós. Por todas as ‘Laudelinas’ que vieram depois dela. Na luta da nossa categoria, essa honra é fundamental”, afirmou Cleide Pinto, coordenadora de Atas da FENATRAD.

Homenagem

Herói ou Heroína da Pátria é um título dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. O nome é registrado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — ou Livro de Aço, pois a obra de fato é formada por páginas de aço — abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.

Até março de 2023, 64 títulos foram inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, sendo 51 homens e 13 mulheres. São militares, escritores ou intelectuais, revolucionários, políticos, enfermeiros, inventores, músicos e um imperador.

Entre os heróis e heroínas brasileiros, estão nomes como Tiradentes, Anita Garibaldi, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier, Santos Dumont e Zuzu Angel. ( Fonte: Agência Senado)

Conheça a história de Laudelina Campos Melo

Compartilhe esta notícia: