Publicado no dia 29 de agosto de 2023
O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (SINDOMÉSTICASPE) promoveu uma ação cidadã, no domingo (27), para as trabalhadoras domésticas. Na ocasião, foram realizados atendimento jurídico com advogados dando orientações trabalhistas e previdenciárias, entre outras ações. O evento ocorreu no Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), no bairro de Boa Vista, em Recife.
O advogado previdenciário da entidade, Fernando Carvalho e sua equipe, realizaram os atendimentos jurídicos. Ao todo participaram da ação cinco advogados.
Houve ainda uma roda de conversa com as presenças de Louisa Acciari, professora da Universidade de Londres e assessora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), e Cleide Pinto, secretária geral da Colactraho, coordenadora de Atas da FENATRAD, e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, que abordaram as Convenções 189 e 190.
“Nossa ação cidadã atingiu o seu objetivo que foi trazer as trabalhadoras domésticas que moram mais distantes. Participaram companheiras das cidades de Limoeiro e Gameleira. Para elas, a ação foi muito importante. Algumas delas nem conhecia o sindicato. Isso foi possível através desta atividade que faz parte de um projeto da FENATRAD juntamente com o SINDOMÉSTICASPE, que conta com o apoio da Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITH)”, avaliou Luiza Batista, coordenadora-geral da FENATRAD e diretora do SINDOMÉSTICASPE.
Para Luiza Batista, a ação serviu ainda para mostrar o valor do trabalho doméstico. “Muitas companheiras se sentem desvalorizadas devido ao preconceito e a discriminação que o trabalho doméstico sofre. Muitas delas saíram da atividade dizendo que vão se filiar ao sindicato. A ação cidadã nos mostrou que estamos no caminho certo e que direitos não caem do céu. Precisamos continuar atentas para que os direitos conquistados não sejam desrespeitados”, concluiu.