Publicado no dia 5 de setembro de 2023
Na última quinta-feira, 31 de agosto, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos no Município de São Paulo (S.T.D.M.S.P) participou da audiência pública sobre o “Combate ao Trabalho Escravo Urbano, na Costura e Doméstico”, realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e pelo mandato do deputado Paulo Fiorilo (PT). O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Desde agosto, o CNDH tem atuado em São Paulo para apurar, investigar e elaborar uma estratégia de ação para combater as condições degradantes de trabalho às quais são submetidas trabalhadoras em oficinas de costura na capital paulista e no trabalho doméstico. Muitas das trabalhadoras são imigrantes.
Representando o S.T.D.M.S.P, esteve presente, Diana Soliz, diretora do Departamento de Doméstica Imigrante. Participaram também, André Carneiro Leão, presidente do CNDH, membros do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/SP), Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo (Comtrae), Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).