Publicado no dia 17 de outubro de 2023
A conselheira fiscal da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA), Valdelice de Jesus Almeida, concedeu entrevista, nesta segunda-feira (16), ao Jornal da Agência Tambor, sobre a Campanha “Na Luta Por Dignidade”, que visa conscientizar mulheres de que o trabalho análogo à escravidão é crime.
A entrevista contou ainda com a participação de Flávia Moura, professora do Departamento de Comunicação Social e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela é coordenadora da pesquisa que analisou a realidade das mulheres que vivem no contexto de trabalho análogo à escravidão no Maranhão.
A Campanha é fruto da parceria do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo e Comunicação da UFMA com o SINDOMÉSTICO/MA.
O lançamento da Campanha “Na Luta Por Dignidade”, ocorre, nesta terça-feira (17), às 14h, no Centro de Referência da Mulher Negra, no Centro, em São Luís.
“A questão do trabalho escravo doméstico é ainda um objeto a ser aprofundado nas nossas pesquisas. A parceria com o SINDOMÉSTICO/MA nos deu a oportunidade de termos contato com mulheres que buscam o sindicato, e ouvir seus relatos, que na maioria dos casos, têm o seu direito violado, e não têm a dimensão disso, por conta da naturalização desta violência”, afirmou Flávia Moura.
“Nós recebemos o convite da professora Flávia Moura para sermos parceiras da Campanha e aceitamos de imediato. É papel do Sindicato combater o trabalho análogo à escravidão”, disse Valdelice de Jesus Almeida.