Cleide Pinto ressalta importância do cuidado e apoio no trabalho doméstico

Publicado no dia 30 de outubro de 2023

A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), secretária geral da Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadoras do Lar (Conlactraho) e presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu, Cleide Pinto, gravou um vídeo para ressaltar a importância do Dia Internacional de Cuidado e Apoio, comemorado, neste domingo (29).

“Muitas vezes pensamos que o cuidado doméstico é só com relação ao outro. Mas é também cuidar de si.  Isso faz parte do cuidado no trabalho doméstico”, afirma Cleide Pinto.

A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas através da Resolução A/RES/77/317. A data é celebrada pela primeira vez em 2023.

Dados

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 16,4 bilhões de horas são dedicadas, diariamente, ao trabalho de cuidado não remunerado. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022 (PNAD-C 2022), revelam que são gastas, em média, 17 horas semanais aos afazeres domésticos e/ou cuidado de pessoas. No entanto, as mulheres gastam quase o dobro do tempo que os homens com essas tarefas não remuneradas.

Conforme a OIT, mais de 11% dos postos de trabalho do mundo estão ligados ao trabalho de cuidado, sendo que as mulheres representam 65% desse percentual. Um levantamento do DIEESE com base nos dados da PNAD-C 2022, revela que, no Brasil, as mulheres são maioria nas vagas do trabalho de cuidado remunerado, sendo a maior parte no trabalho doméstico, representando 91% das pessoas trabalhadoras e 75% no conjunto que engloba profissões da área da educação, saúde e serviços sociais. A maioria delas, mulheres negras que acabam ostentando os maiores déficits de trabalho decente no país, representando a base da economia brasileira.

Confira o vídeo

Com informações da ONU Mulheres

Compartilhe esta notícia: